Como extrair o máximo do Instagram para negócios?

Os recursos visuais desempenham um papel cada vez mais importante no marketing – contribuindo para atrair os clientes e aumentar o envolvimento. Portanto, o Instagram para negócios é a plataforma perfeita para maximizar os resultados da sua empresa na internet.

O Instagram é uma mídia social muito popular entre o público e permite que as empresas explorem todo o apelo visual necessário para conquistar seus clientes. Infelizmente, no entanto, poucas empresas entendem o verdadeiro valor da plataforma – especialmente ao compartilhar imagens cativantes que se traduzem em seguidores engajados e mais vendas.

Os resultados não aparecem como um passe de mágica. É preciso saber como explorar corretamente o Instagram para negócios. Portanto, se você tentou e falhou, ou nunca fez login, agora é a hora de mudar essa realidade. Uma conta sólida do Instagram pode transformar seus seguidores nas redes sociais e gerar receita para o seu negócio.

Felizmente, o Instagram não é tão confuso quanto parece inicialmente. Este artigo o ajudará a entender o que é o Instagram para negócios e como extrair todo o seu potencial.

Por que investir no Instagram para negócios?

Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram tem um enorme potencial como uma ferramenta de marketing. Afinal, certamente muitos dos seus potenciais clientes estão navegando neste exato momento em meio a diversos perfis empresariais.

Os usuários do Instagram gostam de se conectar com marcas. Veja o que as pesquisas mostram em relação aos benefícios da plataforma para as empresas:

  • No Instagram, as marcas desfrutam de um envolvimento regular com 4% do total de seguidores. Em redes como Facebook e Twitter, o engajamento é inferior a 0,1%. (Forrester)
  • 70% dos usuários do Instagram relatam ter procurado uma marca na plataforma (Iconosquare)
  • 62% dos usuários seguem uma marca no Instagram (Iconosquare)
  • Apenas 36% dos profissionais de marketing usam Instagram, em comparação com 93% dos profissionais de marketing que usam o Facebook (Selfstartr)

Os conteúdos publicados nas mídias sociais influenciam as decisões de compra. E se você puder encontrar a combinação certa de conteúdo, seu público absorverá – e até comprará de você – sem a necessidade de um empurrão forte ou de um argumento de vendas.

Como extrair o máximo do Instagram para negócios?

Quando falamos sobre resultados positivos no Instagram para negócios, é preciso ir além de curtidas aproveitar a plataforma para gerar oportunidades reais de vendas para sua empresa. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a extrair todo o potencial da plataforma:

1. Otimize o perfil da sua empresa

Vamos iniciar as dicas pelo básico: você não pode fazer muito no Instagram até preencher corretamente seu perfil.Esse é o primeiro passo para criar sua presença na plataforma.

Não há uma maneira “certa” de criar seu perfil, mas você pode utilizar essas dicas como um ponto de partida com base nas melhores práticas do Instagram para negócios:

  • Foto do perfil: é melhor usar o logotipo da empresa como foto do perfil para que as pessoas possam identificar facilmente sua marca.
  • Nome da conta: torne este o nome da sua empresa idêntico aos outros perfis sociais da sua marca.
  • Nome de usuário: este também deve ser o nome da sua empresa. Observe que seu nome de usuário não pode ter espaços.
  • Site: este será o único URL clicável na sua página do Instagram. A maioria das empresas usa o site ou o link para a última página promocional.
  • Biografia: sua biografia é onde você capturará a atenção de outros usuários. Você pode descrever o que sua empresa faz, criar um hype no seu site ou colocar o slogan da sua marca aqui (ou todas as opções acima, na verdade).

2. Mostre o que você faz de maneira criativa

Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram, é essencial agregar valor aos seus clientes e parecer bonito enquanto você faz isso. Nunca subestime o fato de que seu ativo mais importante nessa rede de mídia social é o conteúdo visual.

Se sua empresa é orientada a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço. Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções. Você pode aproveitar vários formatos diferentes para fazer isso no Instagram – é possível fazer upload de fotos, vídeos curtos (semelhantes aos GIFs, chamados Boomerangs) e vídeos com duração de até um minuto.

Na verdade, o que não faltam são recursos para colocar sua criatividade para funcionar: stickers de perguntas, IGTV, transmissões ao vivo, enquetes, GIFs, contagem regressiva, música, testes, bate-papo, entre outros.

3. Experimente o Instagram Stories

O Instagram Stories é um dos principais recursos para otimizar a presença da sua empresa nessa rede. Trata-se de uma postagem que tem um formato de apresentação de slides e fica ao vivo por 24 horas (embora possam ser adicionadas ao seu perfil como destaques, aparecendo em seu perfil mesmo após as 24 horas).

Estes são alguns dos benefícios do uso do Instagram Stories para marcas:

  • Os stories são exibidos com destaque na parte superior das linhas do tempo dos seguidores, logo abaixo do logotipo do Instagram.
  • Eles podem ser usados para capturar conteúdo dos bastidores que não precisa ter a mesma produção que as postagens regulares.
  • Os stories facilitam a experiência com diferentes tipos de conteúdo, incluindo foto, vídeo curto, Boomerang, vídeo filmado ao contrário (Rewind) e vídeo ao vivo.
  • Marcar outras contas, por exemplo o @instagram nos stories é ideal para ganhar visibilidade entre colaboradores, parceiros e influenciadores.
  • Adições divertidas, como filtros de rosto, texto e adesivos, ajudam a editar imagens em movimento.
  • A pesquisa de stories por hashtags e locais aumentam a visibilidade da sua marca entre os usuários.
  • Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos desejar.

4. Explore os anúncios

Há uma boa chance de você não estar familiarizado com a publicidade no Instagram – ela não está disponível há muito tempo, mas pode ser uma ótima ferramenta. E como a publicidade no Instagram faz parte dos anúncios do Facebook, você pode segmentar o conteúdo do seu anúncio para obter os resultados desejados.

Você tem a possibilidade de escolher entre anúncios gráficos, de vídeo e de carrossel para criar anúncios segmentados para o seu público. Dessa forma, é possível aumentar os resultados conquistados na plataforma.

Comece pequeno e aumente a escala. Com o tempo, você estará pronto para executar uma enorme campanha publicitária. Até então, você deve saber o que seu público deseja e poderá obter resultados incríveis.

5. Analise seu sucesso e desenvolva-o

Sem dar um passo atrás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação. A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas só descobrirá o que funciona para seus clientes através de testes e medições de resultados.

As ferramentas de gerenciamento de mídia social podem ajudar, no entanto. Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas do Instagram com antecedência, mas também usar análises de mídia social para medir seu sucesso. Avalie regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.

Combine o Instagram com sua estratégia de Inbound Marketing

O Instagram para negócios é, sem dúvidas, uma ferramenta muito promissora para todas empresas que buscam aumentar sua presença digital. Porém, os resultados podem ser ainda melhores quando as ações do Instagram estão integradas com uma estratégia de Inbound Marketing.

Somente com uma estratégia isolada para Instagram já é possível obter um retorno positivo. Porém, a combinação entre vários canais amarrados em uma estratégia de Inbound Marketing permite que você alcance o potencial máximo no mundo digital – conseguindo atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar.

Quer extrair o máximo do Inbound Marketing? O que acha de marcarmos um bate-papo para pensar na sua estratégia?

Dê um passo a mais para conquistar o seu sucesso no mundo digital!

O marketing digital causou uma grande revolução nas possibilidades que podem ser exploradas pelas empresas. Porém, são muitas as estratégias e ferramentas disponíveis: mídias sociais, site, blog, e-mail marketing, anúncios, influenciadores, entre outras.

Com tantas opções, muitos empresários ficam perdidos sem saber como criar uma estratégia realmente eficiente. Pensando nisso, criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing – em que posso ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para o seu negócio no mundo digital.

Está preparado para dar o próximo passo e conquistar seu sucesso no mundo digital? Faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.