Cheguei aos 46 anos! Descubra as lições de empreendedorismo que aprendi com a vida

As lições de empreendedorismo não estão apenas nos livros, nas salas de aula ou nas palestras. Na verdade, as maiores lições só podem ser aprendidas na prática. Você precisa colocar a mão na massa e aprender no dia a dia de trabalho.

Neste mês completo 46 anos de vida e é um prazer imenso olhar para trás e enxergar todo o caminho que percorri até me tornar O Cara do Marketing e ter a oportunidade de trocar conhecimentos com tantos outros profissionais. É uma grande honra poder compartilhar um pouco disso tudo com você.

Quando reflito sobre o caminho que percorri até chegar onde estou, vejo como a vida pode ser muito imprevisível. E sou muito grato a isso.

Eu me considero uma pessoa e um profissional de sucesso – mas certamente o meu conceito de sucesso não é o mesmo que o seu. Porém, mesmo com essa divergência de conceitos, acredito que as lições de empreendedorismo que aprendi durante esses anos de carreira podem ajudá-lo.

Neste artigo te convido a fazer uma viagem pelas lições de empreendedorismo que aprendi nos meus 46 anos de vida. Vamos lá?

O caminho de empregado a empreendedor

Se você perguntasse para o Marcelo de 12 anos que estava encantado com o mundo do design ou para o Marcelo que ingressou na faculdade de propaganda e marketing em 2006, certamente a visão do Marcelo com 46 anos era bastante diferente. Principalmente porque o mundo do marketing digital cresceu com muita rapidez e muitas das ferramentas que usamos hoje em dia eram inimagináveis alguns anos atrás.

Mas a minha evolução profissional foi muito mais profunda. Ao longo dos anos eu precisei realizar uma transição do mindset de empregado para empreendedor. 

Antes de me tornar O Cara do Marketing, eu trabalhei em diversos nichos de mercado, em grandes e médias empresas, presenciei cases de sucesso dentro da Revlon Professional, Rede Globo e da Vivo, investi em novas ideias (fui sócio da Lilu.tv, pioneira em streaming de vídeo no Facebook), dei a cara a tapa, empreendi e muitas vezes… fracassei.

Mas é assim que as maiores lições de empreendedorismo aparecem. É preciso arriscar, fracassar, aprender e recomeçar. Esse é um caminho árduo e requer esforços diários. Mas certamente é muito recompensador!

No final do dia, eu posso me orgulhar de ter um blog que ajuda dezenas de pessoas diariamente e de ter desenvolvido métodos de trabalho para auxiliar meus clientes a alcançar os melhores resultados de marketing digital. Essas são conquistas que eu nunca teria conseguido como um empregado. E pode ter certeza que cada esforço valeu muito a pena.

Quais foram as lições de empreendedorismo que aprendi em 46 anos?

Mas então, quais são as principais lições de empreendedorismo que posso compartilhar com você? Depois de refletir um pouco sobre meus anos de aventura no mundo do marketing digital, consegui identificar 7 lições:

1. Disciplina 

Eu sou um praticante de Jiu Jitsu há  2 anos e toda a disciplina das artes marciais passou a fazer parte da minha vida. Para quem olha de fora, as práticas podem parecer desorganizadas ou caóticas. Mas quem está praticando Jiu Jutsu sabe exatamente como os movimentos devem ser executados e como a conduta do atleta faz toda a diferença.

Para quem deseja empreender, a disciplina também é um diferencial. Os seus objetivos não serão conquistados de uma hora para outra. Na verdade, será preciso trabalhar diariamente para tirar os seus planos do papel. E isso requer disciplina.

2. Inspiração e transpiração

Para trabalhar com marketing digital é necessário ter uma boa dose de criatividade. Porém, a inspiração deve estar sempre acompanhada da transpiração para que realmente se torne algo concreto.

Existe uma frase célebre de Pablo Picasso que resume o que quero transmitir: 

“A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar.”

3. Atualização constante

Outra das lições de empreendedorismo que você precisa levar para a vida é a necessidade de atualização. Quando eu comecei a estudar design, marketing e publicidade, os conceitos e estratégias mais modernos eram muito diferente de hoje em dia. E pode ter certeza que as ferramentas que usamos hoje já estarão ultrapassadas em poucos anos.

Independentemente do ramo de atuação do empresário, a atualização sempre será necessária. Seja do modelo de negócio, processos internos, equipamentos, ferramentas digitais, conhecimentos, profissionais, entre inúmeras outras variáveis.

4. Construção de bons relacionamentos

Eu não cheguei até aqui sozinho. Ao longo da minha carreira como empresário pude contar com o auxílio de outros profissionais e de uma equipe de parceiros qualificada para suprir as necessidades do meu negócio. Além disso, minha família e amigos também foram parte essencial da minha jornada de crescimento.

A lição que você pode levar disso é: você dificilmente vai conquistar os seus objetivos sozinho. A troca de conhecimentos e experiências pode fornecer lições incríveis – não apenas sobre questões profissionais, mas sobre a vida!

5. Busca pela inovação

Se você busca por lições de empreendedorismo, já deve ter se deparado várias vezes com a palavra “inovação”, não é? No mundo acelerado em que vivemos, inovar se tornou essencial – independentemente do que você faça.

Desde um profissional autônomo que vende pipoca na rua até uma grande empresa com presença internacional precisam inovar para se destacar. A inovação não pode ser vista como um projeto pontual, mas sim uma virtude que você leva consigo ao longo da sua carreira.

6. Planejamento constante

Por mais que a minha jornada profissional não tenha saído como o esperado no início da minha carreira, o planejamento sempre teve um papel importante – tanto nas grandes decisões quanto na organização das tarefas do dia a dia.

O planejamento acompanha as principais rotinas de um empresário. Qualquer atividade pode se tornar mais eficiente e produtiva com base em um planejamento eficaz.

7. Metas profissionais e pessoais

Quais são as suas metas profissionais? E as suas metas pessoais? A definição de metas é uma atividade muito saudável e que pode ajudá-lo a conquistar os seus maiores sonhos.

Porém, existe um grande segredo quando falamos sobre metas: se você conseguir integrar suas metas profissionais e pessoais, seus objetivos sempre serão conquistados em dobro. Além disso, a sua vida passa a ser mais leve e a satisfação após um dia de trabalho é muito recompensadora.

Mais lições de empreendedorismo no dia a dia!

Compartilhar minhas experiências se tornou algo normal no meu dia a dia. Com toda a acessibilidade das mídias sociais, eu gosto muito de estar sempre conectado e interagindo com os meus seguidores.

Se você quer acompanhar mais lições de empreendedorismo no dia a dia, fique ligado nas mídias sociais do Cara do Marketing: Instragram e linkedin 

Você está preparado para alcançar os seus objetivos?

O que você achou das lições de empreendedorismo que aprendi ao longo dos meus 46 anos de vida? Você conseguiu se identificar com algumas delas? Apesar de todos termos objetivos de vida diferentes, o sucesso pessoal está sempre ao nosso alcance!

O primeiro passo para conquistar os seus objetivos é descobrir quais são eles. Após isso, é muito indicado procurar pelas parcerias que podem ajudá-lo na sua jornada. Foi pensando nessa troca de experiências que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

Eu desenvolvi esse programa pensando em compartilhar os meus conhecimentos práticos em marketing digital com os empresários que buscam levar suas empresas ao sucesso no mundo digital. Certamente podemos alcançar resultados fantásticos trabalhando juntos.

Você está pronto para alcançar os seus objetivos? Faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.