Fim dos likes do Instagram. E agora?

Na última semana foi anunciado o fim dos likes do Instagram, surpreendendo muitos usuários da rede social. Para os empresários e profissionais do marketing digital isso não foi diferente. Como estruturar uma estratégia no Instagram sem contar com o número de curtidas em cada publicação? Será que é o fim das ações de marketing nessa rede social?

Muito pelo contrário. O fim dos likes do Instagram pode ser benéfico para muitos negócios. Especialmente para aqueles que investem em conteúdo de qualidade. Sem uma avaliação pelo volume de curtidas, o foco passa a ser na qualidade dos conteúdos e no engajamento gerado.

Por isso, o fim dos likes não representa o fim das ações no Instagram, mas sim a necessidade de repensar a estratégia para continuar obtendo resultados positivos. 

Neste artigo reuni alguns insights que vão ajudá-lo a maximizar os seus resultados no Instagram e com outras ações no mundo digital. Acompanhe.

Como estruturar sua estratégia com o fim dos likes do Instagram?

Desde o dia 17 de julho o Instagram deixou de mostrar a quantidade de likes nas publicações realizadas. Apenas o dono do perfil poderá ver o número de curtidas e de visualizações de suas fotos e seus vídeos na rede social.

Com isso, chegamos ao fim de uma geração marcada pela competição pelo número de likes. Eram inúmeros os influenciadores buscando curtidas a qualquer custo – e, muitas vezes, a qualidade do conteúdo era deixada em segundo plano.

Mas o que você precisa saber para conquistar bons resultados após o fim dos likes do Instagram? Veja algumas dicas que vão ajudá-lo:

Uma ajuda natural contra as métricas de vaidade

Você já ouviu falar das métricas de vaidade? Esse conceito representa aqueles números que aumentam o ego das empresas e enfeitam os relatórios de performance das ações de marketing digital mas que, no fim das contas, não geram resultados efetivos.

Pare um instante para refletir sobre o número de curtidas em uma postagem no Instagram. O que muda para você se essa postagem tiver 100 ou 500 likes? Você consegue obter um lucro maior com base no número de curtidas? Provavelmente não, afinal, estamos falando sobre uma métrica de vaidade.

O número de curtidas poderia servir como indicativo da satisfação do público ou então mostrar o alcance que a sua empresa está obtendo no mundo digital – o que seria ótimo. Mas você dificilmente conseguiria atrair novos clientes somente por causa de um bom volume de likes.

Portanto, o fim dos likes do Instagram surge como uma ajuda natural contra as métricas de vaidade. Sem ficar preso ao volume de curtidas, você pode focar no que realmente importa: conteúdos de qualidade que agregam valor para o público e geram engajamento.

Foco na qualidade dos conteúdos

Sabe aquele concorrente que publicava apenas conteúdos de qualidade duvidosa mas conseguia obter uma enxurrada de likes? Agora você não precisa mais se preocupar com isso (ou talvez nunca tenha precisado se preocupar!). Sem o número de curtidas para servir como distração, o foco total passa a estar na qualidade dos conteúdos.

Mensuração pelo engajamento

Um bom volume de usuários que comentam, compartilham ou clicam nos links de uma publicação sempre foi e sempre será melhor do que um bom número de likes. São essas as ações que realmente geram resultados práticos para o seu negócio na internet.

Com o fim dos likes do Instagram, essa mensuração pelo engajamento fica ainda mais evidente. Os seus conteúdos não precisam obter um número de curtidas extravagante. Eles devem estimular que os leitores executem uma ação desejada.

A importância dos outros recursos do Instagram

O recurso de stories do Instagram vem ganhando cada vez mais espaço entre seus usuários. Com o fim dos likes, a tendência é que essa funcionalidade se torne ainda mais popular entre as empresas – assim como as transmissões ao vivo.

Enquanto uma postagem na timeline dificilmente gera uma ação efetiva do usuário, o story tem uma capacidade muito maior de transmitir uma mensagem rápida e direta. Para quem busca bons resultados no Instagram, é fundamental ficar de olho no impacto gerado pelos stories.

Cuidado com a dependência de uma casa alugada

Estamos falando apenas sobre a remoção de uma das funcionalidades de uma rede social. E, mesmo assim, os impactos causados já deixaram muita gente preocupada. 

Agora imagine o desespero causado pelos bugs que deixam as mídias sociais fora do ar. Ou então pense no caos que seria causado com o fim do Facebook ou do Instagram. Muitas empresas simplesmente deixariam de existir na internet por conta disso. 

Quando todas as fichas estão nas mídias sociais, podemos entender que a presença digital da empresa está em uma casa alugada. Ou seja, a qualquer momento ele pode ter que se retirar – perdendo toda sua relevância no mundo digital.

Para evitar que isso aconteça, é importante investir em uma casa própria: um site, um blog e uma lista de e-mails com os leads da empresa. Esses são itens que não podem ser tirados de você e permitem que você continue praticando marketing digital independentemente das mudanças nas redes sociais.

Os impactos da mudança no Instagram para o marketing digital

O fim dos likes do Instagram não possui um impacto muito relevante para as empresas que possuem uma estratégia bem planejada de marketing digital. Essas empresas usam diversas ferramentas e táticas para construir uma boa presença digital e converter usuários em clientes – e o número de curtidas não interfere diretamente no seu sucesso.

Além das mídias sociais, ainda é possível explorar várias outras ferramentas na internet: produção de conteúdo, SEO, e-mail marketing, mídias pagas, remarketing, etc. Quando todas essas ações estão integradas, os resultados alcançados são fantásticos.

Como está sua estratégia de marketing digital? Faça um RAIO X da sua empresa e entenda como otimizar seus resultados com Inbound Marketing!

Garanta o crescimento do seu negócio na internet!

Com ou sem os likes do Instagram, você tem todas as condições de alavancar a sua empresa através de ações realizadas no mundo digital. Existem inúmeras possibilidades que podem ser exploradas para atrair, nutrir e converter clientes.

O grande problema de muitos empresários é colocar essas ações em prática da melhor maneira. Foi pensando nisso que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing – em que posso auxiliá-lo para aproveitar todas as oportunidades que existem na internet.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.