Mapa de empatia: como explorar essa ferramenta na construção de personas?

Você já conhece o mapa de empatia? Essa é uma ferramenta explorada pelos profissionais de marketing e empresas no momento da construção das personas de um negócio. Trata-se de uma forma muito eficiente de garantir uma aproximação ainda maior do seu cliente ideal.

Definir personas que reúnem as principais características do seu cliente é fundamental. Porém, existem muitos negócios que criam essas personas por uma mera formalidade – sem conseguir realmente se conectar com o seu público. Nessas situações, a eficiência das ações de marketing digital pode ficar comprometida.

A utilização do mapa de empatia pode ser uma ótima forma de criar as suas personas ou então de adicionar mais informações relevantes. Quanto mais informações você possui à disposição, mais eficiente se torna a abordagem ao seu cliente.

Ao longo deste artigo você descobrirá como pode explorar o mapa de empatia na construção das personas do seu negócio. Acompanhe.

As personas são fundamentais para o seu marketing digital!

Você já reparou na diferença que existe na forma como empresas de um mesmo nicho se conectam com o seu público? 

Algumas delas utilizam suas mídias sociais e enviam e-mails de uma forma muito genérica – apenas para cumprir uma formalidade e manter presença na vida do público. Por outro lado, outras empresas parecem entender exatamente o que você precisa e geram um grande valor mesmo para as pessoas que não são suas clientes.

A diferença por trás dessa eficiência pode estar na construção das suas personas. É preciso ter domínio sobre todas as características do cliente ideal para que seja possível criar um vínculo realmente positivo.

Será que o seu público gostaria de postagens fazendo referências aos seriados que estão na moda? Ou então seria melhor focar em uma comunicação mais formal e rica em informações? Esses podem parecer detalhes sutis, mas eles fazem toda a diferença.

Conteúdos genéricos não conectam e nem geram engajamento. É fundamental ter um domínio da persona para que seja possível criar conteúdos surpreendentes – criando uma ótima impressão sobre a sua marca e conquistando fãs.

O que é o mapa de empatia?

Para que você consiga trabalhar com personas eficientes e alcançar bons resultados em suas estratégias de marketing digital é muito importante saber como construí-las. O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a aprofundar nos detalhes sobre o seu cliente.

A empatia é um conceito que remete à habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele. Dessa forma, você consegue entender as situações sob perspectivas diferentes e compreender as motivações por trás das ações de outras pessoas.

Além de ser uma virtude muito importante para cultivar diariamente em sua vida, a empatia também pode ser explorada nas ações da sua empresa. Quando você consegue colocar-se no lugar do seu cliente é possível entender melhor quais são as suas reais necessidades.

O mapa de empatia tem essa finalidade de detalhar a personalidade do seu cliente ideal. Para colocar isso em prática, é usado um esquema gráfico que requer o preenchimento de seis perguntas sobre o seu cliente:

  • O que ele pensa e sente?
  • O que ele escuta?
  • O que ele fala e faz?
  • O que ele vê?
  • Quais são as suas dores?
  • Quais são as suas necessidades?

Como usar o mapa de empatia na construção das personas?

A utilização do mapa de empatia na construção das personas é muito simples. Basta que você pegue como base as perguntas sobre o seu cliente ideal e inicie uma investigação sobre seus gostos e comportamento.

A partir desse estudo, você consegue criar o seu mapa de empatia respondendo a cada uma dessas seis perguntas:

1. O que seu cliente pensa e sente?

Como o seu cliente se sente em relação ao mundo? Quais são os seus sonhos? E quais são as suas preocupações? Esse é o momento de entender o que se passa na mente e no coração do seu cliente ideal – compreendendo como ele pode reagir aos diversos estímulos da sua empresa.

2. O que seu cliente escuta?

Quem são os maiores influenciadores da sua persona? Eles podem incluir familiares, amigos, colegas de profissão, portais de notícia, páginas de mídias sociais, influenciadores digitais, entre vários outros. 

Conhecer quais são os canais de comunicação em que o seu cliente confia é muito importante para guiar as suas ações digitais. Afinal, você também precisa buscar uma relação de confiança com esse público.

3. O que seu cliente fala e faz?

Como é o comportamento da sua persona no dia a dia? Como ela se veste? Quais são os seus hobbies? E como ela se comunica? Essas são perguntas importantes para dar vida à sua persona e ser ainda mais assertivo no momento de criar conexões.

4. O que seu cliente vê?

Quais lugares a sua persona frequenta? Com quais pessoas ela convive? E quais são os principais estímulos visuais que ela recebe? Essas são outras informações importantes para que você consiga entender melhor como o seu cliente enxerga o mundo – e também como pode enxergar a sua empresa.

5. Quais são as dores do seu cliente?

Quais são os problemas e obstáculos vividos pelo seu cliente? Como as soluções oferecidas pela sua empresa poderiam ajudá-lo a contornar essas dificuldades? E quais são as objeções que esse cliente poderia ter em relação à sua empresa?

6. Quais são as necessidades do seu cliente?

Qual é a visão de sucesso que a sua persona possui? Como os seus problemas poderiam ser resolvidos? Você precisa entender exatamente o que é preciso entregar para que o cliente saia satisfeito.

A importância das personas no Inbound Marketing

As pesonas criadas através do mapa de empatia podem ser usadas em todas as ações executadas pela sua empresa. Seja na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, no momento do atendimento ou na definição do mix de produtos, sempre é possível tomar as decisões mais assertivas quando o foco está no cliente.

É por essa razão que personas bem definidas também são muito importantes para o Inbound Marketing. Essa estratégia é baseada na atração do público para a construção de bons relacionamentos. Seria muito difícil alcançar esses objetivos quando você não sabe com quem está se comunicando, não é mesmo?

Além de possuir personas adequadas, uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso passa por diversos outros aspectos fundamentais. O que acha de marcarmos um bate-papo para pensar na sua estratégia? Basta preencher o briefing de Inbound Marketing!

Você busca resultados concretos com suas ações digitais?

A utilização do mapa de empatia na construção das suas personas é uma ótima forma de guiar as suas ações digitais para o caminho certo. Conhecer profundamente o seu cliente ideal permite que você seja mais eficiente nas comunicações e possa surpreendê-lo frequentemente.

Porém, é preciso compreender a necessidade de planejar todas as suas ações de marketing digital para que os resultados realmente apareçam. A criação de personas é apenas uma das etapas fundamentais na construção de uma presença digital de qualidade.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.