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6 ideias de marketing de guerrilha para encarar seus concorrentes na internet

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Explorar o marketing de guerrilha pode ser uma ótima forma de se destacar em um mercado repleto de concorrentes usando técnicas de marketing muito parecidas. Apesar da imensidão de possibilidades geradas pela internet, grande parte dos negócios acabam ficando no básico e enfrentam dificuldades em se destacar entre o público.

O marketing de guerrilha é essencialmente uma maneira barata (ou mesmo gratuita) de divulgar seu negócio ou produto para as pessoas de maneira criativa e eficaz. Muitas pessoas assumem que a única maneira de promover um negócio on-line é usando métodos experimentados e testados, como:

  • Publicidade paga (anúncios de banner no site, Google Ads, etc.)
  • Mídias sociais (Twitter, Facebook, Instragram, etc.)
  • Guest posts (ou seja, promovendo a sua página em outros sites de empresas relacionadas ao seu nicho)

Não há nada errado com esses métodos. Na verdade, quando usados corretamente, eles podem ser muito eficazes, no entanto, é preciso fugir do comum. O marketing de guerrilha simplesmente oferece maneiras alternativas para alcançar novas pessoas pensando fora da caixa. 

Neste artigo veremos algumas ideias de marketing de guerrilha que você pode explorar. Confira.

O que é marketing de guerrilha?

Não há muitos paralelos com a vida no escritório corporativo e estratégias militares, mas você poderia dizer que o marketing de guerrilha é um dos poucos. O termo é derivado da guerra de guerrilha, a estratégia militar em que forças menores, móveis e às vezes civis realizam ataques irregulares em áreas hostis. Os ataques incluem emboscadas, e outras ações surpresa.

O marketing de guerrilha elimina a guerra, mas usa os elementos surpresa ou emboscada para criar uma experiência de marketing memorável. A ideia é criar experiências impactantes e memoráveis com um orçamento menor. Isso faz com que o marketing de guerrilha seja uma escolha ideal para pequenas empresas.

O marketing de guerrilha interrompe os consumidores em suas rotinas diárias, apresentando-lhes métodos não convencionais de interação com a marca. A ideia é gerar buzz e promover interações, de modo que o conhecimento da marca se espalha de boca em boca ou através da atenção das notícias.

O marketing de guerrilha tem uma grande orientação e ênfase no lucro. Como os profissionais de marketing de guerrilha não têm recursos ilimitados, eles precisam empregar maneiras mais inteligentes de trabalhar. Isso é feito através do uso integral do tempo, energia, informação, conhecimento e, acima de tudo, imaginação.

Por que investir no marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha possui a proposta de ser eficiente e barato. Os seus resultados positivos podem ser entendidos com base em três efeitos principais:

  • Efeito surpresa: surpreenda o público chamando a atenção por meio de métodos não convencionais
  • Efeito de difusão: espalhando a mensagem para um público mais amplo
  • Efeito de baixo custo: minimizando os custos de marketing para alcançar uma grande população

Veja alguns exemplos de empresas que ajudam a compreender esses benefícios do marketing de guerrilha:

Netflix

Ao espalhar diversos outdoors com a frase “Netflix é uma piada”, a empresa conseguiu gerar uma grande repercussão na internet. Apesar dos boatos de se tratar de uma ação de um concorrente, a Netflix usou essa estratégia para divulgar as novas parcerias que tinham sido feitas com alguns nomes importantes da comédia.

KitKat

Apenas pintando bancos para imitar uma embalagem de KitKat a empresa atraiu a atenção de muitas pessoas e fez com que a imagem se espalhasse pela internet – gerando ótimos resultados para a reputação da marca sem precisar gastar muito.

Mr. Clean

A Mr. Clean é uma empresa que vende produtos de limpeza muito famosa nos Estados Unidos. Vendo a imagem acima, a mensagem é muito simples e intuitiva: o Mr. Clean deixa tudo mais limpo.

6 ideias de marketing de guerrilha digital

Apesar de termos muitos exemplos de marketing de guerrilha aplicados no mundo offline, também é possível explorar essa estratégia no mundo digital. O objetivo continua sendo o mesmo: minimizar os custos e surpreender o público com ações fora da caixa.

Imagine uma empresa B2B que comercializa software de gestão para petshops. Trata-se de uma atividade bem específica que atinge um público muito pequeno. Seria inviável fazer ações em locais públicos para a grande massa como nos exemplos que acabamos de analisar. Porém, na internet é possível segmentar a comunicação para alcançar os potenciais clientes de forma certeira.

Preparei algumas ideias de marketing de guerrilha digital que você pode considerar usar na sua empresa:

1. Camisetas

Apesar de, tecnicamente, usar camisetas não seja uma ação online, essa pode ser uma boa maneira de ajudar a promover seu negócio na internet.

Imagine que você participe de uma feira de eventos com vários potenciais clientes e parceiros. Usar uma camiseta criativa que chama a atenção de todos e possui um QR code levando a uma landing page é uma forma muito criativa de explorar o marketing digital.

Além disso, você e seus funcionários podem usar camisetas que levam ao site da sua empresa durante todo o dia de trabalho e as pessoas notarão isso. Lembre-se, você não vai usá-la apenas enquanto está no trabalho, mas também no seu caminho para o trabalho, quando vai para o almoço, quando você sai para comprar suprimentos, etc. Você se torna um outdoor ambulante.

2. Assinatura de e-mail

Por que não configurar uma assinatura de e-mail para sair automaticamente no final de cada um dos seus e-mails? Aqui você pode adicionar um link para o seu site, bem como outras informações importantes (por exemplo, endereço, número de telefone, links de mídia social, etc.). Essencialmente, você está anexando um cartão de visita online a todos os e-mails enviados. Não só isso, mas certamente faz com que seus e-mails pareçam mais profissionais.

Essa pode ser uma oportunidade de usar sua criatividade com imagens chamativas e frases divertidas para chamar a atenção de todas as pessoas que recebem seus e-mails.

3. Oferta gratuita de um e-book

Um e-book é um produto muito original que você pode criar. Além de ser totalmente gratuito, você não precisa pagar nenhuma taxa de editor. Mas, o mais importante: você pode incluir tantos links para seu site quanto você quer dentro dele.

Escreva um e-book simples sobre um assunto relacionado ao seu negócio e permita que as pessoas o baixem do seu site. Lembre-se de enviá-lo para seus clientes e compartilhá-lo com seus colegas também. Se as pessoas gostarem, elas poderão compartilhá-lo com seus amigos, que poderão compartilhá-lo com seus amigos e assim por diante, criando um efeito viral.

4. Organize uma competição

Todo mundo gosta da ideia de ganhar alguma coisa. Por que não realizar uma competição no seu site dando algo de graça para os participantes? Você pode doar um de seus produtos existentes, talvez oferecer seus serviços ao sortudo ganhador ou distribuir algo totalmente diferente.

Permita que as pessoas saibam sobre sua competição através dos canais usuais (mídia social, lista de e-mails, etc.) e que naturalmente atrairão outras pessoas. O objetivo da competição é aumentar a conscientização sobre o seu negócio. Ou seja, você pode alcançar pessoas que não conheceriam sua empresa de outra maneira.

Para explorar ao máximo o conceito de marketing de guerrilha, é importante explorar sua criatividade para criar uma competição realmente diferente – afinal, diversas outras empresas também exploram essa estratégia. 

5. Inove na criação do seu site

Se você analisar os sites empresariais, verá que grande parte deles são muito parecidos. Na verdade, você pode se deparar com diversas empresas que utilizam o mesmo template e disposição de informações. Do ponto de vista do usuário, isso tudo pode parecer monótono.

Por que não inovar na criação do seu site? Apesar de não parecer uma ação de marketing muito expressiva, isso pode ser o que você precisa para se destacar – além de criar mais uma razão para viralizar na internet.

6. Abuse da criatividade em imagens e vídeos

A internet criou a possibilidade fantástica de ter as campanhas e publicações da sua empresa vistas por quem realmente importa. Por isso, você pode executar ações direcionadas especificamente para pessoas que possuem interesse potencial nas suas soluções.

Para quem deseja explorar o marketing de guerrilha, essa é uma oportunidade de ouro. Você pode abusar da criatividade para criar campanhas, imagens e vídeos que fogem do comum e garantir que eles cheguem ao seu público-alvo.

Imagine uma startup que comercializa um aplicativo de GPS para smartphone. Seria possível criar um vídeo engraçado com várias pessoas desorientadas e espalhar pela internet. Com o potencial de viralização dessa ação, essa empresa ampliaria sua visibilidade e atrairia a atenção do seu público.

Invista em uma estratégia de marketing digital integrada

Apesar de ser uma estratégia muito promissora, a sua empresa não pode depender apenas do marketing de guerrilha. Após atrair a atenção do público, você precisa continuar nutrindo essa relação com conteúdos publicados no blog, e-mails marketing, um site atualizado, entre outras ações.

Todas as ações desenvolvidas no mundo digital estão interligadas e contribuem (positivamente ou negativamente) para os resultados conquistados.

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Você está preparado para consolidar sua presença digital?

Seja com ações de marketing de guerrilha, marketing digital ou Inbound Marketing, é fundamental que você consiga consolidar uma presença digital para obter sucesso no mercado. É na internet que grande parte do seu público está. Portanto, é nesse ambiente que você precisa focar.

Em meio a tantas possibilidades de estratégias e ferramentas, talvez você sinta que não está obtendo todos os resultados que poderia. Foi pensando nessa situação que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

O objetivo do Programa de Mentoria do Cara do Marketing é fornecer um auxílio pontual para que você consiga identificar as melhores oportunidades do mundo digital e aproveitá-las da melhor maneira. Ou seja, você pode contar com o auxílio de um profissional experiente para otimizar suas ações de marketing digital.

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