Como as metas SMART podem ajudar a sua estratégia de marketing digital?

Você já ouviu falar sobre as metas SMART? Esse é um conceito que facilita o monitoramento dos resultados obtidos em qualquer atividade – seja os resultados de vendas de uma grande indústria, o tempo que um nadador olímpico leva para completar uma prova ou os resultados de marketing digital da sua empresa.

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar os seus resultados em tempo real. Quando você coloca um outdoor no centro da sua cidade, é impossível calcular quantas pessoas olharam para o seu anúncio e quantas delas procuraram a sua empresa, não é? Já quando você coloca um anúncio no Google, é possível saber precisamente quantos usuários clicaram no link, quanto tempo eles permaneceram no seu site e em quais links eles clicaram.

Mas simplesmente ter posse dessas informações não gera resultados efetivos para o seu negócio. É preciso saber como analisar esses dados e saber quais objetivos você deseja alcançar. E é justamente para isso que você pode usar as metas SMART.

Neste artigo veremos como você pode explorar as metas SMART para otimizar sua estratégia de marketing digital. Confira.

As metas colocam o seu negócio no caminho do sucesso

As metas são responsáveis por direcionar os seus esforços em busca de algo desejado. Sem definir metas, qualquer resultado alcançado pode parecer positivo – mesmo que fosse possível chegar ainda mais longe.

Imagine que você tenha um tráfego médio de 500 usuários no seu site e gere 30 novos leads por mês. Será que esses resultados são bons ou ruins? Sem um objetivo para guiar a sua análise, é impossível responder a essa pergunta. Com isso, a evolução da sua empresa fica comprometida.

Por outro lado, uma empresa que possui um objetivo claro de gerar 50 leads por mês sabe que esse resultado está abaixo do esperado. A partir disso, torna-se possível fazer uma avaliação das suas ações e procurar pontos de melhoria para alcançar o objetivo traçado.

O que são metas SMART?

Fundamentalmente, em termos de marketing digital, as metas SMART são objetivos específicos que contribuem diretamente para seus objetivos globais do negócio. As metas SMART possuem cinco características principais:

  1. Specific (Específica)
  2. Measurable (Mensurável)
  3. Attainable (Atingível)
  4. Relevant (Relevante)
  5. Time Based (Temporal)

Específica

Se um objetivo não for específico, raramente será alcançado. Definir que você deseja “perder peso” é uma meta muito subjetiva que não representa nenhuma ação prática. Já uma meta de “matricular-se na academia que está perto do meu trabalho e ir duas vezes por semana para fazer um equilíbrio saudável de cardio e musculação” é muito melhor. É específico e, portanto, mais tangível.

Mensurável

Você precisa saber se está atingindo sua meta ou não. Simples assim. Suas metas não podem ser subjetivas como “melhorar os resultados no Facebook”. É preciso definir que você deseja aumentar em 50% o número de seguidores e gerar um engajamento médio de 50 pessoas por publicação.

Atingível

Definir metas desafiadoras é um ótimo exercício, mas é preciso se certificar de que você se mantenha dentro da realidade. Equilibre o otimismo e o entusiasmo com uma boa dose de realismo. Por mais que você deseje que 1 milhão de pessoas façam download do seu novo e-book, é preciso adequar suas metas à realidade atual da empresa.

Relevante

As metas da SMART devem ser relevantes para suas metas gerais de marketing digital. O que pode ser melhorado de maneira viável que contribua para alcançar o que sua empresa deseja alcançar este ano? Se o crescimento da receita em 20% for importante, buscar aumentar o número de seguidores do Twitter em 50% provavelmente não é relevante.

Temporal

Colocar um limite de tempo em suas metas permitirá avaliar o progresso em uma campanha ou projeto e fornecer um tempo para analisar e refletir sobre essas metas. Dessa forma, você tem um prazo para alcançar os seus objetivos e pode usar os resultados alcançados para definir suas próximas metas SMART.

Por que você precisa de metas SMART?

A definição de metas SMART contribuem de diversas formas para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Veja quais são seus principais benefícios:

  • Finalidade e direção. Definir metas SMART permite que você se esforce diariamente em ações que você saiba que realmente terão um impacto positivo nos resultados conquistados.
  • Medir o progresso. As metas SMART fornecem as evidências para que você possa enxergar que realmente está progredindo. Com isso, é possível aumentar sua satisfação em relação ao marketing digital.
  • Analise e melhore. Definir metas SMART em um período específico exige um tempo para analisar sua estratégia de marketing digital, avaliar o que funcionou e por quê. Assim, você tem o poder de fazer as mudanças fundamentais que melhorarão sua atividade de marketing digital.

Como aplicar metas SMART no seu negócio?

Agora que você já sabe como funcionam as metas SMART, aplicá-las no seu negócio não será uma tarefa difícil. Para isso, você pode seguir esses passos:

1. Defina suas metas mais abrangentes

O ponto de partida para definir metas SMART é avaliar quais são suas metas gerais e abrangentes em longo prazo. Um ótimo exemplo disso seria aumentar a receita gerada por vendas online em 50% nos próximos 12 meses.

2. Aplique as metas gerais à sua estratégia de marketing digital

Com base na sua meta geral traçada, você pode dividi-la em várias outras metas menores que podem ajudá-lo a concretizá-la.

Ao descobrir alguns dados importantes, como quantos visitantes acessaram seu website durante esse ano, quantos contatos foram feitos por meio do website e quantos desses contatos se transformaram em clientes, você estará em uma posição privilegiada para criar metas de marketing digital SMART.

Imagine que você identifique 100.000 visitas ao seu site ao longo dos últimos 12 meses, que geraram 1.000 mensagens através do formulário de contato, 500 clientes e uma receita de R$ 50.000,00.

A partir desses dados, você pode criar metas para aumentar o tráfego na sua página, aumentar o número de conversões de visitantes em leads, otimizar o processo de converter leads em clientes ou elaborar estratégias para aumentar o ticket médio das vendas.

3. Defina suas metas SMART

Com base nas informações coletadas, você pode definir algumas metas SMART que estão conectadas de maneira tangível aos objetivos de negócios. Se você precisa aumentar sua receita em 50% em 12 meses, você também precisa aumentar suas sessões e consultas por esse valor.

Veja alguns exemplos de metas SMART que poderiam ser usadas nesse caso:

  • Aumentar o número de visitas mensais em 50% – de 8.300 para 12.500 por mês nos próximos 12 meses.
  • Aumentar em 50% o número de contatos mensais feitos pelo website – de 83 para 125 por mês nos próximos 12 meses.
  • Aumentar em 50% os novos clientes mensais – de 42 para 63 por mês nos próximos 12 meses.

4. Defina as ações de marketing para atingir suas metas SMART

Depois de decidir quais são suas metas SMART, você pode começar a planejar quais ações de marketing digital você pode colocar em prática para alcançar esses resultados. Nesse caso, pode ser que você precise investir em alguma publicidade de mídia social, marketing de conteúdo ou no Google AdWords. Além disso, você também pode se concentrar na otimização da otimização de conversão (CRO) para fazer com que uma porcentagem maior de sessões seja convertida em preenchimento de formulários de contato.

5. Analise e otimize

Lembre-se, suas primeiras metas SMART nunca serão perfeitas – e nem devem ser. Eles estão lá como uma referência, uma motivação, um lembrete de que sua atividade de marketing digital pode e deve ter um impacto que você pode medir até o resultado final. Você precisará, inevitavelmente, revisar essas metas para garantir que elas continuem contribuindo positivamente.

Extraia os melhores resultados do marketing digital

Traçar metas SMART é uma ótima forma de começar a planejar suas ações de marketing digital. Entretanto, a forma como você coloca essas ações em prática faz toda a diferença.

Como você pode explorar adequadamente as mídias sociais? Qual é a melhor forma de ser visto pelo seu público? Como otimizar o orçamento investido em mídias pagas? Essas perguntas são importantes para que você realmente consiga atingir suas metas.

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Que tal trabalharmos juntos para levar sua empresa ao sucesso?

Neste artigo entendemos melhor como definir metas SMART para levar o seu negócio ao sucesso na internet. Entretanto, muitos empresários continuam enfrentando problemas para conseguir alcançar os objetivos propostos.

Definir que você deseja aumentar o tráfego da sua página em 30% ou então gerar 20% mais leads nos próximos 6 meses parece ótimo. Mas como garantir que isso realmente seja colocado em prática?

Foi pensando nessa situação que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Já imaginou ter o auxílio de um profissional experiente para encontrar as melhores oportunidades do marketing digital? 

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.