O poder do Marketing de conteúdo para pequenos negócios

O uso correto de estratégias de marketing digital pode ajudar a alavancar os resultados de pequenos e médios negócios, mantendo os custos reduzidos, em comparação com os valores que seriam gastos em ações de marketing tradicionais. Uma das melhores alternativas para isto é investindo em marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma nova forma que empresas possuem para se comunicar e se tornar mais próximas dos clientes que buscam por respostas e soluções de problemas e necessidades online. Integrado com a estratégia de Inbound Marketing, as ações de marketing de conteúdo para pequenos e médios negócios podem alavancar muito os resultados.

Você sabia que 93% das compras online começam a partir de uma busca? Por isso, quanto mais completo, relevante, confiável e útil for o conteúdo e as informações que o cliente encontrar em seu site ou nos canais da sua empresa, maiores também serão as chances dele preferir fechar negócios com você.

Marketing-Tradicional-OutboundxMarketing-Digital-Inbound
Marketing Tradicional (Outbound) x Marketing Digital (Inbound)

O Marketing Tradicional, que utiliza canais de massa como televisão, rádio, jornais, entre outros modelos de veículos, acaba sendo mais invasivo, pois para alcançar um grande número de pessoas, ele cria ofertas mais diretas, construindo uma necessidade a partir do produto final que está ofertando. 

Enquanto isso, o Marketing Digital, que compreende diretamente o marketing de conteúdo possui um foco mais segmentado, que se dedica a compreender a necessidade dos clientes, para entregar a eles o melhor produto, conseguindo assim, ser melhor segmentado e mais eficiente.

Com a ajuda do Marketing de conteúdo, é mais fácil identificar estas necessidades dos clientes, construir confiança, credibilidade e apresentar soluções, estruturando uma oferta assertiva e muito bem sucedida. 

Neste método de marketing, a qualidade do conteúdo apresentado, que trata sobre os problemas enfrentados pelos clientes e os relaciona à solução passa a ser tão importante quanto a qualidade da própria solução.

Benefícios do marketing de conteúdo

Beneficios-do-marketing-de-conteudoAtrair sem interromper e gerar oportunidades
O marketing de conteúdo para pequenos negócios possui a capacidade de atrair a atenção dos clientes \ público, sem interromper a atenção dele para um produto ou serviço, garantindo assim a oportunidade de atração, engajamento, informação, geração de autoridade para marca e aumento da comunicação entre empresa e cliente.

Aumento do potencial de conversão
Com o direcionamento correto do conteúdo, é possível que pequenos negócios conquistem grandes resultados e consigam entregar não apenas informação proveitosa aos clientes, mas, também, produtos e serviços que o ajudem a solucionar problemas ou supram suas necessidades, aumentando assim a conversão. 

Relevância e originalidade que geram credibilidade
Adotando o marketing de conteúdo como estratégia digital, ao apresentar materiais estrategicamente relevantes e originais, será possível apresentar sua marca \ empresa como autoridade no segmento ao qual pertence, o que construirá e reforçará cada vez mais a credibilidade da sua marca e favorecerá o crescimento, ao atrair sempre mais novos clientes.

Como iniciar estratégia de marketing de conteúdo

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Para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para pequenos negócios, experimente seguir passos como:

1- Determine um nicho sobre o qual sua marca pode se tornar especialista
2- Sempre informe, mas seja útil, apresentando respostas claras e soluções objetivas
3- Produza conteúdos pensando sob a ótica de seus clientes, não apenas sobre seus produtos e preferências
4- Mantenha seu conteúdo interessante, variando formatos, integrando recursos visuais, áudio, vídeo, infográficos e outras opções para complementar os dados apresentados.
5- Construa uma programação de conteúdo, com cronogramas, definindo um editor, produtores de conteúdo, temas e segmente a distribuição entre os canais disponíveis
6- Analise sua presença em multiplataformas, para distruibuição de seus materiais
7- Fique atento à otimização SEO de suas páginas

Dica bônus

Os 7 passos informados anteriormente são algumas orientações básicas para iniciar a implantação de uma estratégia de marketing de conteúdo para pequenos negócios. Se você desejar saber mais a respeito, pode aprofundar seu conhecimento com a ajuda do nosso e-book Guia Estratégico de Marketing Digital Para Pequenos Negócios.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.