5 passos para definir um orçamento de marketing digital

Você sabe quanto deve investir nas suas ações de marketing? E como garantir o melhor retorno sobre o investimento – garantindo que seus objetivos sejam alcançados? É justamente por isso que você precisa definir um orçamento de marketing digital.

Em vez de consumir seus recursos sem um bom planejamento, é mais eficiente traçar uma estratégia para ser seguida – antecipando o uso mensal do dinheiro necessário. Quando isso acontece, você garante consistência e investimentos precisos em ações que realmente podem gerar resultados.

As ações de marketing digital podem ser executadas com um custo muito baixo. Porém, quanto maior é o orçamento disponível, maior pode ser o alcance obtido. O segredo está em encontrar o equilíbrio ideal para que sua empresa conquiste os objetivos de vendas traçados.

Mas como colocar isso em prática? Neste artigo vamos conferir 5 passos para definir um orçamento de marketing digital. Confira.

A importância de um bom orçamento de marketing digital

Pense em uma empresa que começa a investir em marketing digital sem um bom planejamento. Ela inicia com a produção de conteúdos, investe em anúncios no Google, cria uma campanha no Facebook e.. o seu orçamento acaba. Sem recursos para continuar o ritmo das ações, o seu desempenho tende a cair, não é?

Agora pense em um cenário completamente diferente. Uma empresa define um orçamento de marketing digital de R$5.000,00 por mês. Conhecendo esse valor com antecedência, é possível planejar suas ações para que não falte dinheiro para concluir sua estratégia.

Ou seja, ao definir um orçamento de marketing digital é possível alcançar resultados mais consistentes. Veja quais são os principais benefícios de colocar isso em prática:

  • Redução de riscos. Um bom orçamento de marketing digital pode ajudá-lo a poupar o risco de tomar decisões de marketing por impulso que não geram os resultados desejados.
  • Facilidade na mensuração dos resultados. Ao ter um orçamento claro, você tem mais facilidade em comparar os gastos com os resultados obtidos.
  • Otimização da alocação de recursos. Sabendo exatamente quanto você deseja gastar e quanto espera obter como retorno, torna-se possível otimizar a alocação de recursos – explorando as ações mais assertivas.
  • Maior retorno sobre investimento. Se você souber quanto tem no orçamento para gastar, terá uma ideia melhor de quais caminhos de marketing buscar para ampliar seu ROI de marketing.
  • Alinhamento de toda a empresa. A definição do orçamento de marketing digital pode levar em consideração os objetivos de vendas, as finanças da organização e as metas traçadas para a empresa. Dessa forma, o marketing fica alinhado com o restante do negócio.

Passo a passo para definir um orçamento de marketing digital

E, então, você está pronto para definir um orçamento de marketing digital? Então confira este passo a passo:

1. Realize um diagnóstico da situação atual

O primeiro passo para definir um orçamento de marketing digital é fazer uma boa avaliação sobre as ações que sua empresa vem executando. Quais resultados você está conseguindo alcançar? Quais são os pontos mais críticos para alcançar suas metas? E quais são as maiores oportunidades do momento?

Ao refletir sobre o desempenho do funil de vendas (Visitantes > Leads > Oportunidades > Clientes), já é possível ter uma visão geral de quais etapas estão desempenhando bem e quais merecem uma atenção especial.

Com base nessas informações, você pode não apenas realizar uma análise interna, mas também estabelecer uma comparação com seus concorrentes. Dessa forma, fica mais fácil entender o status da empresa e onde está o potencial de melhoria.

Outra boa estratégia é desdobrar o funil em diferentes fontes de tráfego para identificar se alguns dos canais não está apresentando o comportamento ideal e merece uma reavaliação. Isso permite que você compreenda se deve reavaliar suas ações nas mídias sociais, investir mais em anúncios ou explorar outra abordagem de e-mails marketing, por exemplo.

2. Determine os principais objetivos para o período

Quais são as principais prioridades de marketing digital para sua empresa? Com base no diagnóstico feito e considerando os objetivos da sua organização como um todo, você pode fazer esse exercício de definir os objetivos.

De acordo com essa realidade, os seus objetivos podem ser bastante variados: construir autoridade, gerar mais leads, construir bons relacionamentos, converter leads em clientes, aumentar o tráfego gerado, nutrir os leads, entre outros.

3. Estipule as ações necessárias para atingir os objetivos

Agora que você já traçou os objetivos da sua empresa, pode iniciar o trabalho de definir as ações que serão necessárias para alcançá-los.

Ou seja, esse é o momento de avaliar se será necessário redefinir as personas, fazer uma reformulação do site, desenvolver uma nova estratégia de e-mail marketing, realizar um diagnóstico de SEO, investir em mídias pagas, entre outras ações.

Uma ótima dicas neste momento é seguir a lei do 70/20/10. Ou seja:

  • 70% do orçamento deve ir para canais que já funcionam para a empresa;
  • 20% das ações são apostas relativamente seguras – incluindo canais que a empresa ainda não utiliza mas que parecem promissores;
  • 10% são experimentais para ideias inovadoras, mas que possuem um risco maior.

4. Crie um cronograma de ações

Você já possui em mãos uma lista de ações necessárias para alcançar seus objetivos. Agora é o momento de organizá-las em um cronograma – que deve colocar essas ações em uma ordem inteligente de consumir os recursos, não criando momentos de ócio e nem de sobrecarga.

5. Transformar o cronograma em um orçamento

Por fim, chegou o momento de definir o seu orçamento de marketing digital!

Com base no cronograma traçado, você precisa apenas estimar os custos necessários para executar as ações. Ou seja, você planeja produzir 8 conteúdos para o blog por mês e reformular o seu site? Agora é o momento de transformar essas ações em custos financeiros.

Para isso, você pode considerar essas 6 categorias principais de custos:

  1. Pessoas (salários);
  2. Compra de mídia;
  3. Serviços (agências, freelancers);
  4. Ferramentas;
  5. Capacitação (cursos, eventos);
  6. Infraestrutura (mesas, cadeiras, computadores).

Ao final desse processo, você saberá exatamente o orçamento necessário para executar as ações desejadas. Além disso, você também tem a oportunidade de reajustar esse orçamento – com alterações pontuais para reduzir os custos ou ampliar as ações executadas.

Mas, afinal, quais são as melhores ações de marketing digital?

Você gostou das dicas para definir um orçamento de marketing digital? Seguindo esse passo a passo, ficará mais fácil fazer uma avaliação financeira para compreender suas necessidades financeiras.

Porém, um dos passos fundamentais neste processo é definir as ações de marketing digital ideais para alcançar seus objetivos. E é justamente neste momento que muitos empresários enfrentam dificuldades.

Para contornar essa complicação, você pode contar com o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de um programa pensado para ajudá-lo a planejar as ações de marketing digital da sua empresa – explorando as melhores estratégias e ferramentas. Em todo o processo você conta com o auxílio de um profissional experiente nesta área.

Está preparado para extrair o melhor da sua estratégia de marketing digital? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.