Periscope: inovação para seu negócio com transmissões de vídeos ao vivo

Periscope é mais uma das novidades que surgiram na web que vem tomando força cada dia. Este aplicativo promete ser uma tendência para ajudar negócios a apresentarem soluções inovadoras para seus clientes com transmissões Live-stream.

Disponível para Android e iOS, este aplicativo facilita transmissões ao vivo de eventos ou qualquer outra ocasião importante para perfis pessoais ou corporativos.

Com o Periscope é possível aumentar ainda mais a interação com a ajuda de transmissões de vídeos em tempo real e de forma muito prática, especialmente através do Twitter.

O Twitter e o Periscope

Este aplicativo passou a ganhar ainda mais espaço na preferência do público depois de ter sido comprado pelo Twitter por R$ 100 milhões de dólares. Um dos seus grandes diferenciais está no fato de permitir replays durante 24 horas, a possibilidade de realizar “likes” nas transmissões favoritas e o recebimento de avisos quando seguidores publicam novidades.

O Twitter inclusive chegou a lançar um guia para ajudar e estimular empresas a utilizarem este aplicativo da melhor forma, para conquistas de resultados maiores. Se desejar, você pode consultar estas dicas através deste link.

Mais sobre o uso corporativo do Periscope

Mais-sobre-o-uso-corporativo-do-Periscope

O Periscope já está bem consolidado nas ações de marketing digital de contas corporativas online e vem sendo usada inclusive por grandes marcas, como: Nestlé, Adidas, Redbull, Visa, Multishow, Sportv, VEJA além de muitas outras.

Entre as ações de destaque de empresas brasileiras estão as realizadas pela consultora de Marketing Digital especialista em mídias sociais, Ana Tex. Ela ajudou na divulgação do conceito e da utilização do Periscope de forma simples distribuindo diversas dicas.

Você pode inclusive consultar o vídeo “Periscope para negócios, por Ana Tex”, que apresenta as funcionalidades do aplicativo na prática, dando uma prévia de como a comunicação é dinâmica e pode ser bem explorada por negócios.

Outro exemplo é o case da Skol. Além de ser a primeira empresa nacional a experimentar o aplicativo, alcançou grande impacto com sua transmissão ao vivo do show da Tropkillaz, durante o festival Lola Palooza neste ano.

Descubra como usar o Periscope para atrair negócios e clientes

Descubra-como-usar-o-Periscope-para-atrair-negocios-e-clientes

Saiba que conversar ao vivo com seu público-alvo é uma estratégia poderosa de relacionamento e conversão, por isto, investir no uso do Periscope pode ajudar a aumentar seus resultados, de forma prática e muito simples.

Se ainda não possui prática neste tipo de estratégia, mas deseja se aventurar, para começar a usar este aplicativo de forma profissional, voltada para resultados, você pode:

1. Criar uma apresentação com perguntas e respostas
Esta é uma das formas mais simples para começar, especialmente para os mais tímidos e pessoas que não possuem tanta experiência com gravação de vídeos.

Você pode começar esclarecendo sobre temas polêmicos ou respondendo dúvidas comuns ligadas aos seus produtos e serviços, até se sentir pronto para evoluir para uma palestra ou webinar.

2. Mostrar o making off da sua empresa
Apresentando como as coisas funcionam, como os produtos são desenvolvidos e pequenos passos da sua rotina. Isto ajuda a criar vínculos e estabelecer proximidade com seus clientes. Saiba que mostrar uma postura mais humana, direta e transparente pode abrir muitas portas.

3. Faça demonstrações de seus produtos
Apresente em primeira mão as novidades que chegaram enviando pequenos vídeos. Você pode apresentar produtos, ou lançar teasers de serviços que serão lançados. Cuidado para não forçar um discurso essencialmente de vendas. Foque na apresentação da solução que seus clientes precisam.

4. Crie experiências personalizadas
Aproveite os recursos do Periscope para criar experiências únicas com seus clientes, solicitando feedback instantâneo, encaminhando respostas de dúvidas diretamente para o perfil do seguidor, além de outras formas criativas de interação.

5. Venda histórias de sucesso
Também é possível usar o Periscope para reforçar a história da sua marca, distribuir testemunhos e reforçar estratégias de Storyteling, apontando soluções e alternativas positivas que estimulem contatos e conversões.

miniBanner_ebook-guia-blog

Dicas para uma transmissão ao vivo impecável

Se você já tem um conteúdo super útil, domina o tema, já definiu claramente seu público-alvo e organizou sua apresentação, mas possui dúvidas sobre como cuidar da parte técnica para ter uma transmissão ao vivo, siga estas recomendações gerais:

  • Defina claramente seu público-alvo e personas [link post personas]
  • Escolha um título atraente para sua transmissão captar leads relevantes
  • Organize o tema principal em sub temas e em blocos com pausas para tirar dúvidas
  • Monte um material de apoio à apresentação (slides, apostilas, links, etc)
  • Avise aos participantes sobre os temas, antes de iniciar a transmissão
  • Reserve um espaço ao final para esclarecer dúvidas
  • Faça obrigatoriamente um contato pós-evento

Cumpridas estas etapas, se desejar aprofundar ainda mais nos quesitos técnicos para uma transmissão ainda mais profissional, confira também estas 4 dicas para uma transmissão impecável:

1. Opção de transmissão com celular

Uma das alternativas mais práticas para começar é, sem dúvidas, usando o celular, já que com ele é possível contar com a praticidade de iniciar a transmissão de qualquer lugar e a qualquer momento.

  • Para sua transmissão pelo celular ter uma ótima qualidade, não deixe de observar pontos principais como:
  • Garantir que haverá carga de bateria suficiente para toda a transmissão
  • Escolher um local com boa acústica, sem ecos e livre de ruídos e interferências
  • Checar a estabilidade do sinal da internet, escolhendo um wifi de qualidade,
  • Colocar o celular em modo avião, para evitar interrupções por chamadas telefônicas
  • Usar um triple, para manter o aparelho estável, garantindo que a imagem não sairá tremida
  • Preferir usar um microfone de lapela para garantir um áudio claro e com volume equilibrado.

2. Opção de transmissão com webcam e microfones embutidos

Se você é iniciante, pode começar utilizando apenas seu próprio notebook, com sua própria câmera e microfone embutido, no entanto, não abra mão de realizar testes antes da transmissão.

Para iniciar com segurança, você precisará de um notebook com uma boa memória RAM para evitar travas, garantir uma boa qualidade de imagem, além de uma conexão de qualidade e estável com a internet.

3. Opção de transmissão com webcam externa + Microfone externo

Para dar um passo a mais na qualidade da transmissão, investir em uma webcam e em um microfone externo de qualidade será um grande avanço. Uma dica especial é preferir câmeras com sistema HD e um microfone externo que possua interface ligada ao computador.

Comprar uma pequena mesa externa de som, com várias fontes de áudio distintas, puxando um cabo da mesa para seu computador permitirá uma regulagem ainda mais ajustada.

Atenção ao tipo de cabo utilizado. Utilize os tipos apropriados com output P2 ou uma alternativa com entrada USB caso possua uma placa de áudio entre a fonte de áudio e seu laptop

4. Opção de transmissão com câmera de vídeo em HD + Mesa de som externa

Para profissionalizar ainda mais sua transmissão, usar câmeras profissionais de vídeo em HD é uma solução. Para conseguir bons resultados com esta alternativa, será preciso utilizar um software codificador de vídeo. Uma das opções são o Flash Live Media Encoder (FLME).

Para este tipo de transmissão, também invista em uma placa de captura de vídeo com output em USB, HDMI, Firewire (versão de cabo semelhante ao USB, desenvolvida pela Apple) ou conversor A/D.

Se interessou pelo assunto e deseja conhecer mais soluções estratégicas para usar aplicativos como o Periscope para atrair mais clientes? Nós podemos te ajudar a encontrar alternativas e elaborar um plano de marketing personalizado para sua empresa. Que tal marcar um cafezinho para falarmos mais a respeito? Marque seu cafezinho com o Cara do Marketing!

            

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.