Como criar um planejamento de marketing digital para 2019? [com BÔNUS]

Você já começou a fazer o planejamento de marketing digital para 2019? Certamente a sua empresa tem muito a ganhar com estratégias pensadas com antecedência e executadas ao longo do ano, não é?

O mundo do marketing digital está repleto de ótimas oportunidades – e grande parte das empresas brasileiras já estão antenadas nisso. Porém, colocar essas ações em prática de forma eficiente pode ser um desafio. Quais será que são as melhores estratégias e ferramentas para potencializar os resultados?

Ao começar a realizar ações sem planejamento, torna-se difícil manter uma coerência e impactar o público da forma esperada. O início de um novo ano de atividades pode ser o momento ideal para começar a planejar as estratégias digitais adotadas.

Quer entender melhor como criar um planejamento de marketing digital? Então confira ao longo deste artigo – e receba um bônus que vai ajudá-lo nesse processo!

Planejamento: o primeiro passo para o sucesso

Imagine um empresário que poste no blog da sua empresa apenas quando está se sentindo inspirado para escrever. Ou então uma organização que realiza diversas ações para gerar tráfego mas não dá continuidade ao relacionamento com o cliente.

Apesar de explorarem ferramentas e estratégias digitais, falta um planejamento de marketing digital para guiar as suas ações. Como consequência disso, os seus recursos não são utilizados como deveriam e os resultados ficam abaixo do que poderiam ser.

Um bom planejamento permite que você tenha uma visão ampla de todas as ações necessárias para conquistar os seus objetivos. Trata-se da criação de um mapa que pode levá-lo até o tão buscado tesouro sem que você se perca no meio da viagem.

Como criar um planejamento de marketing digital para 2019?

Reconhecendo a importância de planejar, é também muito importante entender como colocar em prática um planejamento de marketing digital para 2019, certo? Para ajudá-lo nessa missão, preparei um passo a passo dividido em 3 etapas: pesquisa, plano de ação e monitoramento.

1. Pesquisa

É no momento da pesquisa que o seu planejamento de marketing digital deve iniciar. Nessa etapa vamos entender melhor sobre as ações que a sua empresa vem executando, estudar ações dos concorrentes e conhecer melhor o seu cliente.

Para realizar essa pesquisa, reflita sobre as seguintes questões:

Quais foram os resultados conquistados em 2018?

Tire um instante para analisar os resultados conquistados com as suas ações digitais em 2018. Quais foram os pontos positivos? E quais são as ações que ainda podem ser melhoradas?

Quais são os seus objetivos para 2019?

O que você busca alcançar durante 2019? Esses objetivos podem variar muito de uma empresa para outra – incluindo a geração de mais tráfego, construção de autoridade, conversão de mais leads, expansão do mercado através da internet, otimização dos resultados de vendas, entre vários outros.

Qual é o cenário do mercado?

Quais são as ações desenvolvidas pelos seus concorrentes? Quais são as ações que realmente produzem resultados com o seu público? Existe alguma oportunidade que você pode aproveitar?

Quem são as suas personas?

O domínio sobre as suas personas é fundamental para adequar as suas ações no mundo digital. Portanto, tire um momento para se aprofundar em relação às características do seu cliente ideal.

2. Plano de ação

Depois de feita a pesquisa inicial, você pode começar a pensar na forma como o seu planejamento de marketing digital será executado. Afinal, é preciso colocar a mão na massa para conquistar os objetivos traçados.

Nesse momento, você pode se basear nos seguintes tópicos:

Quais serão os canais de comunicação usados?

De acordo com as informações pesquisadas sobre as suas personas, quais são os melhores canais de comunicação para executar as suas ações digitais? Existem diversas possibilidades que podem ser exploradas: site da empresa, blog, e-mail marketing, mídias sociais, mídias pagas, entre outras.

Quais são os melhores formatos de conteúdo?

Os conteúdos produzidos para o seu público podem tomar diversas formas de acordo com as estratégias traçadas. Enquanto alguns negócios exploram vídeos e imagens, outros podem obter resultados consistentes com artigos e infográficos.

Além disso, também é importante considerar o papel desses conteúdos dentro da sua estratégia de marketing digital. A produção de e-books e outros materiais ricos podem ser um grande diferencial para gerar leads e criar boas oportunidades de vendas, por exemplo.

Qual será o cronograma de ações?

O cronograma de ações deve ser planejado para garantir que o seu planejamento de marketing digital realmente saia do papel como deve – sem que sejam puladas etapas ou ocorram atrasos na execução.

Nesse cronograma devem estar inclusas todas as ações desenvolvidas no mundo digital: postagem no blog, publicações em redes sociais, envio de e-mail marketing, produção de materiais ricos, ações pagas, entre outras.

3. Monitoramento

No seu planejamento de marketing digital para 2019 também devem estar previstas as formas de monitoramento de resultados que serão usadas. Afinal, é fundamental que você acompanhe de perto quais são as ações que realmente estão produzindo resultados, certo?

Nesse momento, as questões que podem guiá-lo são as seguintes:

Quais serão os indicadores monitorados?

O primeiro passo é definir quais serão os indicadores monitorados pela sua empresa. Entre esses indicadores podem estar inclusos o número de visitas no site, taxa de rejeição, leads gerados, posição nos mecanismos de buscas, clique em links, abertura de e-mails marketing, entre outros.

Quais são as ferramentas para análise de dados?

Quais são as ferramentas que você usará para analisar os dados? Um ótimo exemplo de ferramenta é o Google Analytics – que permite o acompanhamento de várias informações muito relevantes de forma gratuita.

Como explorar os dados levantados?

Além de monitorar e analisar os dados, você também precisa saber como utilizá-los para gerar melhorias nas suas ações ao longo do ano. Em um planejamento tão extenso, certamente será preciso fazer vários ajustes conforme os resultados são gerados.

BÔNUS: Calendário de Ideias

Uma ótima forma de conseguir engajar o público com ainda mais eficiência é aproveitar as principais datas do ano, certo? Para isso, também é muito importante que exista um planejamento feito com antecedência.

Você deseja aproveitar o carnaval para realizar campanhas nas mídias sociais? Ou então deseja encontrar os melhores momentos do ano que atraem a atenção do seu público? Visualizar todas essas oportunidades de forma clara permite que você tenha o tempo necessário para pensar nas suas ações.

Foi pensando nisso que separei um bônus incrível para você: um Calendário de Ideias para guiar os seus conteúdos ao longo de 2019!

Você está preparado para o sucesso em 2019?

Ao longo deste artigo abordamos as principais informações para que você consiga criar um ótimo planejamento de marketing digital para 2019. Elaborando as suas estratégias com antecedência e pensando em todos as suas nuances, será possível alcançar resultados incríveis neste ano.

Se mesmo realizando esse exercício você enfrentar dificuldades para alcançar resultados efetivos na internet, é possível explorar o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Esse programa foi criado com o objetivo de auxiliar os empresários a conquistarem os seus objetivos na internet.

Você já imaginou contar com o auxílio de um profissional experiente no marketing digital para guiar as suas ações digitais? Dessa forma, a sua empresa cria as condições ideais para decolar através do marketing digital.

Vamos levar a sua empresa ao sucesso em 2019? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.