Planejando uma consultoria em marketing digital para pequenos negócios

Se você já leu nosso último artigo “Quando ter um consultor de marketing digital é a melhor opção para o seu negócio? ”, já entendeu um pouco mais sobre a importância de ter um consultor em marketing digital juntamente com sua empresa para conquistar melhores resultados, então, agora é hora de continuar aprendendo sobre como planejar uma consultoria em marketing digital para pequenos negócios. 

Porque ter um plano de marketing e como começar o planejamento?

Um plano de marketing, é a base de todas as ações que seu time de marketing e vendas realizará. Este planejamento servirá como um guia ou um “mapa da mina”, sendo uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de suas ações estratégicas com foco em vendas. Este planejamento deve envolver diversas fases fundamentais para o sucesso, entre elas estão etapas como:

Um-plano-de-marketing-digital

1#Estudo de Mercado
Até mesmo os pequenos negócios precisam conhecer bem fatores internos e externos que possam influenciar diretamente na situação de seu produto ou serviço no mercado. É preciso ter a real noção sobre seus pontos fortes e fracos, diante do mercado, bem como os possíveis frutos a longo e curto prazo, que podem ajudar a evitar expectativas em excesso ou abaixo do potencial do negócio. 

2#Análise de Concorrentes
Os concorrentes são uma das melhores referências que os pequenos negócios podem ter, não para copiar suas ações, mas para entender seu relacionamento com os clientes, os pontos fortes que podem ser potencializados em seu próprio negócio e os pontos fracos que podem ser combatidos, ajudando assim a criar grandes diferenciais, por isto, não abra mão desta etapa de análise.

3#Estudo e definição de Público-alvo
Estudar o público é uma das melhores formas de suporte para o desenvolvimento de estratégias vencedoras, isto porque todo o seu planejamento deverá ser direcionado às necessidades e interesses de seu público. Uma análise detalhada permitirá a abordagem certa com os clientes corretos e no momento mais adequado, facilitando a venda e fidelização no curto, médio e longo prazo.

4#Definição de canais estratégicos
O marketing permite a atuação em diversos canais online e offline e mesmo o marketing digital conta hoje com uma infinidade de possibilidades, mas nem sempre estar presente em todos é o caminho certo. É preciso identificar as melhores oportunidades específicas para o seu negócio e desenvolver ações estratégicas com elas.

5#Planejamento estratégico de ações e comunicação
Com os canais bem definidos, chega o momento de alinhar o modelo de comunicação com os clientes que será utilizado em cada um deles e como eles serão conduzidos.

6#Definição de metas e prazos
As metas e os prazos são mais algumas definições estratégicas pontuais que não podem ser esquecidas. As metas servirão como horizonte e para não correrem o risco de serem esquecidas ou deixadas de lado, devem ser alinhadas a prazos específicos, para manter a motivação e o foco das ações.

7#Definição de cronograma de ações e atividades
Para alcançar as metas, é importante que todas as ações necessárias estejam conectadas e disponíveis para toda a equipe envolvida, por isto, a criação de um mapa de ações e atividades com a definição dos cronogramas também é uma etapa a ser cumprida.

8#Criação de planos de contingência e previsões de cenários
Apesar de tudo estar sob o controle até aqui, com as definições das etapas citadas anteriormente, esteja certo de que imprevistos podem e vão ocorrer, por isso, é preciso se precaver analisando possíveis cenários e planos de contingência, os famosos “planos B”, para antever problemas e criar estratégias para as principais possibilidades.

9#Planejamento financeiro das ações de marketing
Como a realização deste planejamento de marketing digital precisará de recursos financeiros, todos os recursos empenhados também precisam ser definidos e distribuídos entre as etapas de realização do plano de marketing.

10#Monitoramento de desempenhos e resultados das campanhas
Nesta etapa, é preciso avaliar o desempenho de todas as etapas do processo, para validar e mensurar o desenvolvimento das campanhas. Neste momento devem ser elaborados relatórios comparativos com o mercado e com as expectativas projetadas nas metas do plano de marketing.

11#Revisão estratégica, feedback e insghts para novas ações
Por fim, nesta etapa, com os dados e resultados obtidos, são repensados todo o processo, concedidos feedbacks para os participantes do plano de marketing digital e apresentados novos insights estratégicos para as próximas ações.

Como realizar todas estas etapas com eficiência?

Como-realizar-todas-estas-etapas-com-eficienciaComo cada uma das etapas do plano de marketing possuem certo grau de complexidade, a melhor maneira de ajustar todas estas responsabilidades com eficiência é contando com um suporte profissional, fornecido especialmente por uma consultoria em marketing digital.

Contar com uma consultoria em marketing digital experiente permitirá que o posicionamento da estratégia da sua empresa mantenha-se alinhado com a visão, missão, valores e objetivos do seu negócio.

Ter um responsável por esta área é uma decisão vital pois permitirá que os gestores diretos se dediquem mais ao desenvolvimento do empreendimento, sem perder a qualidade em outras áreas estratégicas.

Dicas para escolher a consultoria em marketing digital certa para seu negócio…

Dicas-para-escolher-a-consultoria-em-marketing-digital-certa-para-seu-negocioPara de planejar seu marketing digital, contando com uma assistência profissional, será preciso que você selecione o consultor certo para o seu negócio. Neste processo de planejamento de uma consultoria em marketing digital, para garantir maior segurança e assertividade na escolha do profissional, siga recomendações como:

  • Defina, antes da seleção do profissional, as necessidades da sua empresa com clareza;
  • Avalie o currículo e conhecimento do profissional;
  • Cheque trabalhos anteriores;
  • Analise a qualidade do atendimento e disponibilidade durante as negociações;
  • Questione sobre os prazos e comprometimento oferecidos pelo profissional ao seu projeto;
  • Fique atento para propostas exageradamente encantadoras.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.