Checklist: 8 passos para planejar uma campanha de marketing digital

Planejar uma campanha de marketing digital é o primeiro passo para garantir resultados de qualidade na internet. Quando você começa a atender uma nova empresa, é fundamental tirar um momento para elaborar uma estratégia personalizada – passando pelas principais técnicas e ferramentas disponíveis.

Entretanto, precisamos considerar toda a complexidade do marketing digital. Existem inúmeras possibilidades que podem ser exploradas. E é muito fácil ficar perdido em meio a tudo isso.

Uma ótima maneira de lidar com essa complexidade e planejar uma campanha de marketing digital é com um checklist. Embora cada cliente precise de um planejamento personalizado, os elementos principais da campanha permanecem os mesmos.

Neste artigo vamos conhecer um checklist com 8 passos para planejar uma campanha de marketing digital. Confira.

Como planejar uma campanha de marketing digital?

Para facilitar o exercício de planejar uma campanha de marketing digital, vou apresentar um checklist dividido conforme as principais etapas do planejamento:

1. Defina os objetivos do negócio

Antes de mapear outras estratégias, é fundamental entender quais são os objetivos que o seu cliente busca alcançar. Compreender o momento que a empresa está vivendo e quais são suas principais características será essencial para guiar as ações de marketing digital.

Esse exercício pode incluir:

  • Conhecer os valores da empresa. O que a marca representa e por que ela é importante para os clientes? O conhecimento sobre os valores que guiam a organização permite que todas ações desenvolvidas estejam coerentes com a proposta de mercado da organização.
  • Objetivos do marketing digital. Focando especificamente nas ações de marketing, procure descobrir quais são os objetivos que devem ser alcançados. Isso pode incluir uma variedade de possibilidades: consolidar a presença digital, gerar leads, criar oportunidades de vendas, construir autoridade, manter relacionamentos com o público, lançar um produto específico, entre muitas outras.

2. Encontre as ferramentas e estratégias adequadas

Agora que você já conhece os objetivos do seu cliente, pode começar a pensar como colocar as ações de marketing digital em prática. E isso requer um estudo sobre as ferramentas e estratégias que serão usadas.

Uma empresa que está iniciando as atividades e busca começar a construir uma presença digital deve começar com a criação de um site, perfil nas redes sociais e criação de conteúdos. Já uma outra organização que tem dificuldades em gerar leads pode investir na criação de materiais ricos, landing pages ou anúncios digitais.

Nesse momento, você precisa definir dois pontos principais:

  • Estratégias usadas. Como o orçamento do cliente será usado? Você investirá pesado na produção de conteúdos? Ou então em anúncios? Já existe uma boa base de leads para disparar e-mails? Essas são algumas das definições básicas para planejar uma campanha de marketing digital.
  • Ferramentas adequadas. Quais são as ferramentas que você vai usar para colocar o planejamento em prática? Talvez seja preciso de uma ferramenta para automatizar o envio de e-mails, analisar palavras-chave, gerenciar os leads, construir landing pages, entre outras necessidades recorrentes.

3. Defina os canais de comunicação

Existem muitos canais para divulgar uma marca na internet. E o sucesso de uma campanha de marketing digital pode estar justamente no uso dos canais mais adequados conforme as características e objetivos do seu cliente. Portanto, é importante fazer um estudo para identificar aqueles que geram mais resultados.

4. Planeje a otimização para mecanismos de busca

Planejar uma campanha de marketing digital deve passar pela otimização para mecanismos de busca. O uso correto das técnicas de SEO podem ser muito importantes para o sucesso do seu cliente em longo prazo.

Muitas variáveis são direcionadas ao SEO – incluindo seleção de palavras-chave, relevância do conteúdo e compatibilidade com dispositivos móveis. Esses fatores aumentam a visibilidade, o reconhecimento da marca, o tráfego e, eventualmente, a conversão.

Para colocar isso em prática, adicione os seguintes itens ao seu checklist:

  • Planejamento de palavras-chave. Abrange tudo, desde pesquisar as palavras-chave mais populares até verificar as classificações atuais dos termos.
  • Análise de backlinks. Backlinks funcionam enviando clientes em potencial para o site. Eles são vinculados ao domínio do site e é uma medida que o Google usa ao classificar uma página.
  • Rastreamento do ranqueamento. O ranqueamento do site do seu cliente em pesquisas globais e locais determina quantos usuários da internet o encontrarão em uma pesquisa. Quanto mais próximo da parte superior da página de resultados, maior a probabilidade de ver uma conversão.

5. Crie uma estratégia de conteúdos

Os conteúdos publicados por uma empresa são um grande ativo no mundo digital. Ao planejar uma campanha de marketing digital, não deixe de considerar a produção de conteúdos relevantes para a audiência do seu cliente.

Alguns dos formatos mais usados são:

  • E-books
  • Vlogs
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Blogposts
  • Socialposts

6. Preveja as ações em mídias sociais

As mídias sociais desempenham um papel enorme no marketing moderno e precisam estar presentes no momento de planejar uma campanha de marketing digital. Afinal, certamente esse será um dos canais explorados pelo seu cliente.

Ao planejar as mídias sociais, os elementos a serem considerados incluem:

  • Conteúdo. O conteúdo que você publica nas mídias sociais difere de outras plataformas. Ele foi projetado para acesso rápido, leitura fácil e capacidade de compartilhamento. Informações atraentes, divertidas e interessantes com mídia visual mista são as melhores.
  • Táticas de comunicação. As mídias sociais são uma força motriz no envolvimento do cliente, o que significa que a comunicação é crucial. Quando os clientes enviam mensagens, compartilham, gostam ou comentam sobre conteúdo de mídia social, sua reação é vista e avaliada por outras pessoas. Algumas maneiras de se comunicar pelas mídias sociais são:
    • Serviços de bate-papo automatizados
    • Serviços de bate-papo ao vivo
    • Formulários de contato
    • Respondendo a comentários de clientes
    • Comentando e curtindo os comentários dos clientes
  • Ferramentas de automação. Existem tantas plataformas para postar que muitos profissionais de marketing recorrem à automação para tornar os processos mais simples. É possível ter acesso a soluções digitais que permitem agendar a publicação de conteúdo com antecedência e auxiliam no monitoramento dos resultados.

7. Faça um plano de ação

Com base em todas as etapas importantes ao planejar uma campanha de marketing digital que vimos ao longo deste artigo, você está preparado para elaborar um plano de ação. Crie um cronograma que inclua todas as ações necessárias – definindo prazos para conclusão e responsáveis pelas tarefas.

8. Saiba como analisar os resultados

Por fim, não deixe de monitorar os resultados alcançados. Guiando-se pelos objetivos traçados lá na primeira etapa, você pode definir diretrizes para avaliar se as ações estão dando os resultados esperados – realizando melhorias pontuais ao longo de todo o atendimento ao cliente.

Construa um caminho de sucesso no mercado do marketing digital

Acabamos de entender como planejar uma campanha de marketing digital para entregar um serviço de qualidade para seus clientes. Porém, um caminho de sucesso neste mercado tão concorrido deve ir muito além disso.

Muito antes de iniciar o atendimento ao cliente é preciso planejar suas próprias ações de marketing digital. Após isso, várias outras rotinas requerem sua atenção: atendimento ao cliente, negociação, apresentação de proposta comercial, onboarding, comunicação com o cliente ao longo do processo, sucesso do cliente, pós-venda, entre outros.

Criar uma marca de sucesso no mercado do marketing digital pode ser um grande desafio. Mas o Cara do Marketing pode ajudá-lo ao longo deste processo. Com o Programa de Mentoria Digital do Cara do Marketing você pode contar com o auxílio de um profissional com anos de experiência neste nicho de mercado.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.