Como montar um plano de marketing de conteúdo que realmente produz resultados?

A elaboração de um plano de marketing conteúdo é uma etapa fundamental no planejamento das ações que serão desenvolvidas no ambiente digital. Sem uma boa estratégia por trás dos conteúdos publicados, os resultados podem ficar comprometidos.

Você já se perguntou como algumas empresas conseguem gerar um grande volume de tráfego e criar boas oportunidades de vendas enquanto outras empresas publicam conteúdos semanalmente sem resultado algum?

A resposta está na assertividade desses conteúdos. De nada adianta manter uma frequência nas publicações quando o público não está interessado naqueles assuntos ou não existe uma sequência na estratégia para criar as oportunidades de vendas.

A criação de conteúdos não é apenas uma formalidade para gerar volume no blog empresarial. É preciso que cada um dos conteúdos seja criado com um propósito e exerça o papel de uma engrenagem em um sistema muito mais complexo que visa resultados reais.

Ao longo deste artigo você pode conferir como montar um plano de marketing de conteúdo que realmente produz resultados. Acompanhe.

Você busca volume ou resultados?

Ao colocar em prática uma estratégia de criação de conteúdos, você busca apenas criar volume de informações no blog empresarial ou realmente alcançar resultados efetivos que podem impulsionar as vendas?

Apesar de a resposta para essa pergunta ser bastante óbvia, muitas pessoas não refletem sobre isso antes de começar a produzir conteúdos. É o plano de marketing de conteúdos que fica responsável por criar um norte e guiar as ações para concretizar os objetivos traçados.

Uma empresa que está recém iniciando as suas atividades e precisa se tornar conhecida entre o público possui necessidades muito diferentes de uma empresa que já possui vários seguidores mas não consegue convertê-los em vendas, não é?

A visão sobre essa diferença fica bem clara no momento de elaborar um plano de marketing de conteúdo. Se você busca entregar resultados, é fundamental ficar atento a esse planejamento.

Como montar um plano de marketing de conteúdo?

O sucesso de uma empresa no mundo digital passa diretamente pelo sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. São esses conteúdos que exercem a função de nutrir os leads e conduzi-los através da jornada de compra.

Para montar um plano de marketing de conteúdo que realmente produz resultados será necessário seguir um passo a passo que considera todos os dados fundamentais nesse processo. Veja como você pode colocar isso em prática:

Inicie criando as personas perfeitas

Conhecer quem é o público-alvo e criar personas perfeitas é o primeiro passo para um plano de marketing de conteúdo. Afinal, antes de mais nada, é necessário saber exatamente com quem a empresa está se comunicando, não é?

As personas são personagens fictícios que representam o cliente ideal da empresa, criados a partir de diversas informações úteis: comportamento de compra, objeções, interesses, hobbies, canais de comunicação, entre diversos outros.

É com base nesses dados que toda a estratégia de marketing de conteúdo será elaborada. O objetivo será sempre entregar o máximo de satisfação para esse público.

Estude a jornada de compra ideal

Todos os clientes passam por uma jornada de compra – que acontece entre o primeiro contato com a empresa e o momento da decisão de compra. O que os conteúdos criados podem fazer é conduzir os usuários ao longo dessas etapas.

O domínio sobre a jornada de compra ideal serve como um guia na elaboração do plano de marketing de conteúdo. É dessa forma que você consegue entregar as informações certas, nos momentos certos e para os leads certos.

Defina os objetivos a serem alcançados

Uma estratégia de marketing de conteúdo produz diversos benefícios: aumento do tráfego, geração de leads, construção de autoridade, identificação de oportunidades de vendas, ampliação da visibilidade sobre a marca, entre diversos outros.

Entretanto, você não pode simplesmente começar a publicar conteúdos e esperar que todos esses resultados apareçam. O ideal é definir objetivos específicos que possam ser monitorados – atestando o sucesso das suas estratégias.

Além disso, um plano de marketing de conteúdo com foco na geração de tráfego trabalha com uma porcentagem maior de conteúdos de topo de funil do que uma estratégia que busca a conversão de leads em oportunidades de venda, não é?

Avalie o orçamento disponível

Em um mundo ideal, seria possível postar conteúdos diariamente e interagir constantemente com o público, não é? Porém, a realidade pode ser muito diferente por conta da limitação orçamentária.

Antes de começar a colocar em prática o seu plano de marketing de conteúdo, é necessário fazer um planejamento de produção com base no orçamento destinado ao marketing digital. 

Crie um calendário de publicações

Agora você já tem em mãos todos os dados que precisa para criar um calendário de publicações: personas criadas, objetivos traçados e consciência da quantidade de conteúdos que pode entregar mensalmente.

Esse é o momento de explorar diversas ideias de conteúdos e organizar a sua ordem de publicação. Esse padrão de conteúdos e a frequência das publicações são fundamentais para o sucesso da estratégia.

Construa conteúdos de qualidade

Por melhor que seja a estratégia traçada no plano de marketing de conteúdo, nenhum resultado surge quando os conteúdos publicados não são de qualidade. É preciso não só que eles despertem a atenção dos leitores, mas entreguem uma experiência satisfatória.

Para isso, é preciso explorar conteúdos em diversos formatos e todos os recursos que estão à disposição: blogposts, e-mail marketing, materiais ricos, mídias pagas, mídias sociais, análise da concorrência, técnicas de SEO, landing pages, Google Analytics, entre diversos outros.

Acompanhe os resultados 

Engana-se quem pensa que o plano de marketing de conteúdo já chegou ao fim. Ainda é necessário prever como será feito o acompanhamento dos resultados para que seja possível identificar o sucesso das ações.

Determine métricas claras que podem ser monitoradas e realmente mostram a evolução das ações no mundo digital. Com base nisso, também se torna possível alterar as metas e promover melhorias na estratégia traçada.

A importância de explorar as redes sociais

Quando o assunto é produção de conteúdos, as redes sociais exercem um papel muito importante para facilitar a entrega desses conteúdos para o público. Afinal, nesses ambientes estão presentes grande parte dos potenciais clientes.

Nessas plataformas, a forma como você chama a atenção dos usuários faz toda a diferença para gerar mais tráfego, não é? Por isso é tão importante acertar na definição de imagens e artes utilizadas.

Acesse neste link infográfico + templates em Photoshop em todos tamanhos de imagem para Facebook e Instagram!

Precisa de um auxílio para colocar as ideias em prática?

Ao longo deste artigo vimos como é possível montar um plano de marketing de conteúdo que realmente produz resultados efetivos. Seguindo esses passos, é possível consolidar a presença digital da marca e potencializar os resultados de vendas.

Entretanto, no momento de colocar todos esses ensinamentos em prática podem surgir muitas dúvidas, não é? A experiência de um profissional com vastos conhecimentos sobre o marketing digital pode ajudá-lo a articular melhor todas essas ações.

A internet proporciona inúmeras oportunidades, mas colocar todas as estratégias em prática pode ser mais complicado do que parece. Foi com o propósito de ajudar nessas situações que surgiu o Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

Você deseja ampliar o domínio sobre a elaboração de um plano de marketing de conteúdo e diversos outros conceitos do marketing digital? Então faça agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.