4 insights do RD on the Road São Paulo 2018

Na primeira semana do mês de julho aconteceu o RD on the Road São Paulo – um evento organizado pela Resultados Digitais com foco no marketing digital e vendas. Como não poderia deixar de ser, o Cara do Marketing marcou presença para obter mais conhecimento e trocar experiências.

Foi um dia inteiro com uma agenda recheada de atrações, com duas trilhas paralelas de palestras e momentos dedicados ao networking – finalizando com um grande happy hour entre todos os participantes.

Se você não pôde estar presente no evento, neste artigo vou dividir alguns insights que tive no RD on the Road São Paulo!

Sobre o RD on the Road São Paulo 2018

O RD on the Road é um evento itinerante que acontece em várias cidades ao longo do ano. No ano de 2018, o evento percorreu 11 cidades ao longo de 4 meses – incluindo Bogotá e Cidade do México.

Na sua passagem por São Paulo, o RD on the Road reuniu mais de 1.800 pessoas no Centro de Eventos ProMagno com uma programação de imersão em marketing de digital e vendas organizada pela Resultados Digitais – uma grande referência dentro do marketing digital no Brasil.

O RD on the Road São Paulo contou com as seguintes atrações:

  • Feira de negócios com expositores;
  • Mais de 5 horas de conteúdo;
  • Mais de 4 horas para networking;
  • 2 trilhas de palestras, que contaram com nomes conhecidos dentro do ramo de marketing digital.

4 insights do RD on the Road São Paulo

Em meio a esse ambiente de imersão e aprendizados que presenciei no RD on the Road São Paulo, não pude deixar de anotar alguns insights para compartilhar com você. Veja as principais lições que você também pode levar para o seu negócio.

1. Cultivar a criatividade é fundamental para ter boas sacadas

O RD on the Road São Paulo foi aberto pelo empreendedor e humorista Murilo Gun, que compartilhou a sua percepção sobre a importância da criatividade no ambiente empresarial.

Tomar decisões criativas é uma ótima forma de encontrar novos caminhos para resolver problemas que ainda não foram solucionados. E esse pode ser um grande diferencial em um mercado tão concorrido.

Apesar de ser um processo que acontece inconscientemente, as ideias criativas não surgem do nada. Murilo mostrou quais são os 4 pilares da criatividade:

  1. Input/curiosidade: é o ponto em que começa o fluxo criativo. Esse momento pode ser incentivado pelo acesso ao maior número de informações – mesmo que não estejam relacionadas diretamente ao que você faz;
  2. Processamento: é o momento em que todas informações que você possui começam a se integrar e criar novas ideias;
  3. Output: acontece quando você coloca em prática as ideias que surgiram no momento do processamento – desafiando o status quo;
  4. Feedback: é avaliação sobre a sua satisfação dentro desse processo. Quando você sente prazer em colocar em prática as suas ideias, isso serve como um incentivo para continuar inovando.

2. Crie diálogos com o seu público

Você utiliza as mídias sociais para iniciar diálogos com o seu público? Para a palestrante Liliane Ferrari, os conteúdos focados em conversas diferenciam o seu negócio e são o primeiro passo para a geração e leads.

É preciso se comunicar ativamente e de forma humanizada para gerar engajamento e iniciar bons relacionamentos com o público – aumentando a visibilidade sobre a sua marca na internet. Para colocar isso em prática, você pode seguir algumas dicas:

  • Monitore o que o seu público está falando e participe das conversas;
  • Não fique preso ao horário comercial para interagir com o publico;
  • Explore as hashtags para encontrar discussões relacionados à sua empresa;
  • Faça Calls-to-Action que incentivem a participação dos seguidores;
  • Disponibilize botões que incentivam o contato do público.

3. Manter-se no topo das pesquisas do Google é o diferencial para o sucesso

O cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, foi ao palco para compartilhar as suas impressões sobre Search Engine Optimization (SEO). Para o profissional, manter-se no topo das pesquisas do Google é a melhor dica para ser competitivo no mercado.

Para isso, é fundamental que você consiga produzir conteúdos de qualidade. Mesmo que você consiga levar usuários até a sua página, quando elas ficam apenas alguns segundos e desistem da leitura o Google interpreta como um sinal de que o seu conteúdo é de baixa qualidade – deixando a sua página mal posicionada nas buscas.

Por essa razão, o objetivo da empresa deve ser sempre criar o melhor conteúdo do mundo. A partir disso será preciso dar atenção às palavras-chave, título, meta descrição, e outros fatores importantes para o SEO.

4. É possível melhorar os resultados com e-mail marketing

Muitas empresas notam que os resultados com e-mail marketing começam a cair depois de certo tempo. Entretanto, é possível manter os bons resultados e alcançar um desempenho satisfatório com essa estratégia.

Letícia Bahlis, analista de Implementação de Sucesso na área de Parceiros da Resultados Digitais, falou sobre as três frentes que merecem a atenção do empresário para melhorar os resultados com e-mail marketing: experiência do usuário, gestão de base e entregabilidade.

  1. Experiência do usuário. É importante entregar sempre boas experiências para o usuário. Para isso, você deve saber exatamente quais são os problemas que você pode ajudar a resolver e quais informações ele deseja receber por e-mail – direcionando para os conteúdos mais apropriados.
  2. Gestão de base. Depois de vários meses enviando e-mails marketing, é normal que seja criada uma grande base de contatos – mas muitos deles nem abrem os e-mails. Por essa razão, é importante que você faça uma boa gestão da base e procure manter apenas aqueles que realmente podem gerar resultados.
  3. Entregabilidade. É importante fazer o monitoramento sobre a entrega dos e-mails – buscando encontrar padrões que ajudem a entender os resultados obtidos com aberturas de e-mails e cliques em links.

Bônus: erros mortais no Inbound Marketing

Para finalizar os relatos da minha experiência no RD on the Road São Paulo, resolvi compilar os maiores erros cometidos no Inbound Marketing – que foram destacados na palestra de Fábio Ricotta. 

  • Colocar um projeto em prática sem realizar um bom planejamento;
  • Não definir quais são os objetivos buscados pela empresa com suas ações de Inbound Marketing;
  • Não conhecer a fundo quem é a sua buyer persona;
  • Não dar atenção a todas etapas da jornada do cliente;
  • Utilizar os canais de comunicação errados de acordo com o perfil do seu público;
  • Inventar demais e se afastar das estratégias que realmente funcionam;
  • Não explorar as iscas digitais para gerar leads;
  • Gerar tráfego e não conseguir conduzir os usuários ao longo do funil de vendas.

Você identificou algum desses erros na sua estratégia de Inbound Marketing? Gostaria de avaliar de forma efetiva os resultados das suas ações? Solicite um orçamento gratuito preenchendo o Briefing Inbound Marketing!

A importância de aliar teoria e prática

Momentos como esses que vivi no RD on the Road são muito importantes para adquirir conhecimentos e trocar experiências. Porém, ainda mais importante que isso é aplicar todos esses conhecimentos na prática.

É exatamente nesse momento que muitos empresários pecam. Mesmo reconhecendo todas as oportunidades do marketing digital, pode ser complicado estruturar todas as ações para colocá-las em prática, não é?

Foi para ajudá-lo a resolver esse problema que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Afinal, a ajuda de um profissional que já possui experiência obtendo resultados efetivos com o marketing digital certamente pode agregar muito valor nas ações que você está desenvolvendo.

Você sente que a sua empresa tem um grande potencial de sucesso mas enfrenta dificuldades em transmitir isso para o público? Faça agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing e obtenha resultados efetivos com o marketing digital!

Fotos: Resultados Digitais

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.