7 passos para reaproveitar conteúdos antigos do seu blog

Você tem o costume de reaproveitar conteúdos antigos do seu blog? Essa é uma prática fantástica para dar uma nova vida aos materiais que foram publicados meses atrás – mas ainda podem ter um grande valor para o seu público.

Seu blog é um reflexo da sua empresa. Ele mostra que você conhece o seu setor, fornece informações valiosas e é uma das chaves para uma estratégia bem-sucedida de otimização para mecanismo de pesquisa (SEO). Portanto, se o seu conteúdo está desatualizado ou incorreto, não está aproveitando ao máximo uma ferramenta extremamente valiosa.

Imagine se alguém encontrar seu site e clicar em uma postagem antiga repleta de informações desatualizadas ou, ainda pior, erros gramaticais. Você acha que o visitante levará seu site – e sua empresa – a sério depois disso?

No mundo digital, tudo acontece em um ritmo alucinante. Novas informações são publicadas a todo instante – e os usuários estão sempre em busca de conteúdos atualizados e completos. Por isso, garantir que os conteúdos do seu blog estejam bem posicionados nos mecanismos de busca não é o suficiente. Você precisa mantê-las atualizadas para aumentar o valor entregue aos usuários.

Mas como você pode reaproveitar conteúdos antigos do seu blog para extrair o máximo deles? Confira logo a seguir!

Por que você deveria reaproveitar conteúdos antigos do seu blog?

Reaproveitar conteúdos antigos do seu blog é uma estratégia que gera muitos benefícios. Veja quais são os principais deles:

  • Possibilidade de alcançar um novo público. Alguns usuários preferem infográficos do que ler artigos no blog. Alguns escolhem podcasts em vez de e-books. Ao reaproveitar o seu conteúdo antigo, você pode transformá-los em novos formatos para atingir mais públicos e ampliar seu alcance.
  • Relembre velhas histórias esquecidas. Todos nós temos aquele livro que fica na parte de trás da estante. É um velho favorito e, quando você o encontrar, poderá pensar: “Ei, eu deveria mesmo ler esse livro sobre novamente. Foi ótimo!”. Ao reaproveitar conteúdos antigos do seu blog, você garante que ótimos materiais nunca sejam esquecidos.
  • Aproveite ao máximo os seus esforços. Quando você se esforça muito em um conteúdo, fica imensamente orgulhoso. Mas qualidade e orgulho não são tudo o que é necessário para o sucesso. Reaproveitar conteúdos antigos do seu blog garante que os usuários que perderam seu post épico tenham a chance de vê-lo na segunda rodada.
  • Receba um impulso de SEO. Ao dar uma boa revisada nos seus conteúdos antigos, você pode encontrar formas de otimizá-los para os mecanismos de buscas – seja atualizando as informações, inserindo novos links ou modificando a palavra-chave. Trata-se de uma ótima maneira de impulsionar o SEO e colocar mais conteúdos bem posicionados no Google.

7 passos para reaproveitar conteúdos antigos do seu blog

Para ajudá-lo a reaproveitar conteúdos antigos do seu blog, vamos conferir um passo a passo com as principais ações que você pode adotar:

1. Faça uma análise dos conteúdos antigos

O primeiro passo para reaproveitar conteúdos antigos do seu blog é fazer uma boa análise para responder à seguinte pergunta: que conteúdo merece uma nova chance?

Para chegar a uma boa conclusão, você pode analisar os seguintes pontos:

  • O conteúdo realmente pode ser atualizado? Alguns conteúdos são focados em informações desatualizadas que não são mais úteis – mesmo se você tentar reaproveitá-los. Um ótimo exemplo disso é um material com dicas para instalar o Windows 7, que é um sistema que já foi descontinuado.
  • O que é popular? Pesquise seu Google Analytics e veja quais foram suas postagens mais populares no ano passado. Por que essas postagens tiveram um desempenho tão bom? Descubra o que funciona para ajustar o seu planejamento de reaproveitamento.
  • O que precisa ser atualizado? Você tem um conteúdo amplamente relevante mas com algumas referências desatualizadas? Esses são os maiores exemplos de materiais que podem ser reaproveitados e lançados novamente com informações fresquinhas!
  • Você tem mais a dizer sobre um tópico? Você deseja escrever sobre um assunto que está em alta e já possui um conteúdo antigo sobre isso? Em vez de iniciar um artigo do zero, você pode reaproveitar este material e torná-lo mais rico.

2. Revise as palavras-chave

Depois de definir quais conteúdos antigos você deseja reaproveitar, é hora de tirar um momento para revisar as palavras-chave. Elas ainda são tão impactantes quanto eram na data da publicação? Ou é possível alterá-las por termos que vão ranquear melhor?

3. Reestruture o texto, o título e as metatags

Quando você se dispõe a reaproveitar conteúdos antigos do seu blog, é importante prestar atenção em três fatores importantes no ranqueamento e na experiência de leitura: estrutura do texto, título e metatags.

Portanto, verifique se o texto está bem dividido em subtítulos (H1, H2, H3,…) e certifique-se que a quantidade de palavras não passe de 300 entre cada subtítulo. Além disso, reveja as metatags para que elas sejam objetivas e explorem corretamente a palavra-chave.

Por fim, analise se é possível deixar o título do conteúdo mais atrativo – principalmente se você alterou a palavra-chave foco. Afinal, é esse o título que será usado para divulgar novamente este material e atrair novos leitores.

4. Atualize as informações do conteúdo

Conforme já ressaltamos anteriormente, a atualização do conteúdo é fundamental no momento de reaproveitar conteúdos antigos do seu blog. Verifique se existem dados estatísticos mais recentes, se as informações ainda estão corretas e se os links ainda estão funcionando.

5. Reforce os links do texto

Depois que você escreveu o conteúdo que está revisando, vários outros materiais foram publicados, certo? Esse é o momento de adicionar links internos pertinentes para os conteúdos mais recentes – criando uma conexão entre os seus materiais.

6. Dê uma nova cara para o conteúdo

Ao reaproveitar conteúdos antigos do seu blog, você não precisa necessariamente mantê-los em formato de artigo. Essa também é uma grande chance de diversificar as mídias utilizadas – promovendo vídeos, áudios ou materiais ricos.

Veja algumas boas ideias para dar uma nova cara para seus conteúdos:

  • Transforme uma postagem em um vídeo. O conteúdo do blog é perfeito para criar palestras e tutoriais em vídeo interessantes. Ou seja, você pode enviar seus vídeos para o YouTube para ampliar sua presença online além do seu blog.
  • Compartilhe trechos nas mídias sociais. Essa é uma maneira simples de reutilizar seu conteúdo. Pegue um pequeno trecho da sua postagem no blog e transforme-o em uma postagem nas mídias sociais Dessa forma, você pode criar uma série de postagens a partir de apenas um artigo.
  • Grave um podcast. Muitas pessoas gostam de consumir conteúdo por meio de podcasts. Esse mercado em crescimento chegou para ficar, e é uma boa maneira de encontrar e aumentar um novo público.
  • Escreva um e-book. Se você vai adicionar novas informações em um artigo que aborda um assunto que está em alta, por que não transformá-lo em um e-book? Essa é uma forma de agregar ainda mais valor para o seu público e ainda garantir a geração de leads.
  • Crie um infográfico. Grandes infográficos serão compartilhados, curtidos e comentados. Eles são uma maneira brilhante de exibir seu conteúdo para um público maior.

7. Divulgue novamente

Por fim, não deixe de divulgar novamente o seu conteúdo depois que ele estiver revisado e novinho em folha! Para isso, você pode utilizar seus perfis nas mídias sociais ou enviar e-mails para a sua base de contatos.

Amplie sua presença digital utilizando todas as possibilidades!

Neste artigo aprendemos como reaproveitar conteúdos antigos do seu blog. Dessa forma, é possível obter os benefícios de informações atualizadas e entregá-las a um novo público – ampliando a presença digital da sua marca.

Entretanto, existem inúmeras outras possibilidades a serem exploradas no mundo digital: conteúdos em outros formatos, mídias sociais, e-mail, anúncios, parcerias e muito mais. O segredo para o sucesso está justamente em conseguir coordenar todos esses esforços.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.