Qual é a diferença entre SEM e SEO?

Você sabe qual é a diferença entre SEM e SEO? Esses são dois termos que frequentemente são usados em conjunto, sem um claro entendimento de como eles se diferem. Entretanto, SEM e SEO têm um relacionamento simbiótico e, quando ambos são aproveitados em todo o seu potencial, podem gerar ótimos resultados de marketing.

Portanto, conhecer as características de SEM e SEO pode ajudá-lo a otimizar suas ações no mundo digital. Afinal, é preciso usar todas as ferramentas e estratégias que você possui à disposição para consolidar a presença digital do seu negócio.

Neste artigo entenderemos melhor qual é a diferença entre SEM e SEO, ressaltando como explorar essas estratégias de forma efetiva. Confira.

A sua empresa é encontrada na internet?

Como você avalia a visibilidade da sua empresa na internet? Investir na construção de um site, manter um blog ativo e publicar constantemente nas mídias sociais são boas estratégias para ser visto pelo público. Porém, essas ações não garantem que o seu negócio seja encontrado pelos potenciais clientes.

De nada adianta investir constantemente em marketing digital quando o seu negócio não é notado em meio a centenas de outras páginas, não é? Esse é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários que buscam consolidar uma presença digital.

SEM e SEO são dois conceitos ligados diretamente à visibilidade da sua marca na internet. Quando bem executadas, essas estratégias garantem que os conteúdos publicados pela sua empresa realmente cheguem ao público correto – permitindo que o seu negócio conquiste os resultados buscados.

Qual é a principal diferença entre SEO e SEM?

A maneira mais fácil de compreender a diferença entre SEM e SEO é analisar melhor os seus conceitos, certo?

O Search Engine Optimization (SEO) tradicionalmente tem sido entendido como um componente de Search Engine Marketing (SEM), englobando tanto táticas pagas quanto orgânicas.

Hoje, no entanto, o SEM é usado para se referir exclusivamente à pesquisa paga. Ou seja, estamos nos referindo ao processo de ganhar tráfego do site através da compra de anúncios nos motores de busca. O SEO, por outro lado, pode ser entendido como o processo de obter tráfego orgânico através de resultados de pesquisa natural.

Em resumo, podemos concluir que:

  • SEM é uma estratégia de pesquisa paga.
  • SEO é uma estratégia de busca orgânica.

Visão geral do Search Engine Optimization (SEO)

O SEO envolve um conjunto de técnicas aplicadas para otimizar as páginas de uma empresa para os mecanismos de busca. Para isso, é preciso evoluir continuamente para acompanhar os algoritmos em constante mudança do Google. Mas uma coisa é constante: o SEO é composto de atividades on-page e off-page como seus dois principais pilares.

Elementos do SEO on-page

  • Metadados otimizados, incluindo a tag de título da página, meta descrição, tags de cabeçalho e tag de imagem ALT – que incorporam as palavras-chave;
  • Página bem escrita e otimizada através do uso de palavras-chave estratégicas;
  • URLs de página simples e bem formatadas com uso das palavras-chave;
  • Otimização da velocidade de carregamento da página.

Elementos do SEO off-page

  • Link building para atrair e obter links qualidade que levam às páginas da sua empresa;
  • Uso de mídias sociais para aumentar o tráfego para um site;
  • Atrair a atenção de sites de social bookmarking que podem gerar um alto número de cliques – como o Reddit.

Crie conteúdo valioso e de alta qualidade que seu público-alvo achará útil – como blogposts com informações relevantes. Isso ajuda a estabelecer sua autoridade ao longo do tempo e resulta em maior tráfego orgânico no website, mais oportunidades para links externos e mais conversões.

Visão geral do Search Engine Marketing (SEM)

O SEM envolve a obtenção de visibilidade por meio de anúncios pagos em mecanismos de pesquisa como o Google. Esses anúncios são comumente referidos como anúncios pay-per-click (PPC). Há muitos outros termos usados para atividades de SEM, incluindo anúncios de custo por clique (CPC), anúncios de pesquisa paga e publicidade de pesquisa paga.

A publicidade PPC permite-lhe segmentar potenciais compradores através de um anúncio relevante e de palavras-chave que correspondam às suas consultas de pesquisa. Os anúncios PPC aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), ao lado das listagens orgânicas. Eles dão à sua empresa a oportunidade de aumentar a visibilidade de suas páginas da web, landing pages, artigos do blog e muito mais.

Como aplicar estratégias de SEM?

O Google AdWords é, de longe, a plataforma de mecanismo de pesquisa mais popular para hospedar anúncios. Considere outras oportunidades também, como anúncios do Bing ou anúncios de pesquisa do Yahoo. Onde quer que você escolha gastar seu orçamento de marketing na internet, existem algumas estratégias-chave para o SEM bem-sucedido:

  • Inicie campanhas de publicidade com um público específico em mente;
  • Crie grupos de anúncios que consistem em variações de palavras-chave segmentadas;
  • Escreva seus anúncios usando as palavras-chave selecionadas e buscando atrair rapidamente a atenção dos usuários;
  • Defina um orçamento para seus anúncios;
  • Monitore métricas como cliques, impressões, taxas de cliques e custo médio por clique.

Então, qual é melhor? Devo usar SEO ou SEM?

Defensores de ambos os lados podem argumentar que um é mais eficaz que o outro. No entanto, podemos considerar que o SEO de alta qualidade serve como base para o SEM de alta qualidade. Ou seja, ambos têm um valor extremo e podem fazer parte de uma mesma estratégia.

Quando se concentrar em SEO?

O SEO estabelece as bases para o SEM por meio de conteúdos bem otimizados que são considerados relevantes pelo público. Sem landing pages, páginas da web e conteúdo de blog otimizado para pesquisa, seus esforços de SEM dificilmente terão os resultados esperados. 

O SEO orgânico é menos oneroso a longo prazo e ajuda a estabelecer a credibilidade da pesquisa. Mas é importante mantê-lo com a criação consistente de conteúdo de qualidade e compartilhamento de mídia social. Em outras palavras, você precisa ter algo que valha a pena procurar.

Quando se concentrar em SEM?

Você está apenas lançando seu primeiro site e começando a promover seu produto ou serviço? Em seguida, você provavelmente precisará de visibilidade imediata nas pesquisas até acumular sua credibilidade orgânica. Com uma campanha estratégica de PPC, você conseguirá isso. 

O que você não deve fazer, porém, é confiar estritamente na mídia paga em longo prazo, ignorando o SEO orgânico. Você ainda precisa criar um ótimo conteúdo com o qual os visitantes vão querer se envolver quando chegarem ao seu site.

Avalie o que é melhor para suas necessidades específicas, mas certifique-se de entender completamente as diferenças entre SEM e SEO e como você manterá seus esforços daqui para frente.

A importância de integrar SEM e SEO com o Inbound Marketing

Explorar corretamente as estratégias de SEM e SEO é fundamental para ganhar visibilidade na internet. Porém, após chamar a atenção dos seus potenciais clientes será preciso oferecer algo a mais, certo? Caso contrário, você será encontrado mas não converterá esses usuários em clientes.

Após atrair um novo visitante, é preciso oferecer uma experiência satisfatória e nutrir um bom relacionamento para que ele se torne uma oportunidade de venda. Afinal, a atração é apenas o primeiro dos estágios do Inbound Marketing:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Fechar
  4. Encantar

Você já possui uma estratégia de Inbound Marketing para complementar suas ações com SEM e SEO? O que acha de marcarmos um bate-papo para pensar na sua estratégia? Basta preencher este briefing!

Que tal consolidar a presença digital da sua empresa?

Vimos neste artigo como SEM e SEO podem ajudá-lo a conquistar visibilidade e ampliar a presença digital do seu negócio. Porém, é fundamental conseguir integrar essas estratégias com um bom planejamento de marketing digital.

É justamente neste ponto que muitos empresários enfrentam dificuldades. Isso acontece porque o mundo do marketing digital possui muitas ferramentas e estratégias diferentes: e-mail marketing, postagens em blog, mídia paga, remarketing, mídias sociais, materiais ricos, entre muitas outras.

Como integrar todas essas ações para alcançar os melhores resultados e consolidar a presença digital da sua empresa? O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para guiá-lo pelos melhores caminhos dentro do marketing digital.

Quer contar com o auxílio de um profissional com anos de experiência com marketing digital? Faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.