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Qual é a relação entre SEO e mídias sociais?

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Você já refletiu sobre a relação entre SEO e mídias sociais? Essas são duas estratégias essenciais para o sucesso das empresas no mundo digital. Mas raramente elas são exploradas em conjunto.

A otimização de mecanismos de busca (SEO) é o núcleo de sites poderosos. Sua posição nos resultados de busca do Google pode ter um enorme impacto na quantidade de tráfego orgânico que seu site recebe e até em quantos negócios sua empresa gera.

Por outro lado, as mídias sociais reúnem milhares de potenciais clientes que podem ter um contato muito próximo com a sua marca. Geralmente, as ações nessas plataformas contribuem para atrair visitantes, gerar leads e incentivar a venda.

Mas quando se trata da combinação de SEO e mídias sociais, como você pode criar uma sintonia? O quanto o marketing de mídia social realmente afeta seu SEO? Descubra logo a seguir.

Entendendo a importância das mídias sociais no SEO

SEO e mídias sociais têm um relacionamento complexo. Embora muitos profissionais pensem que a atividade social não contribui diretamente para o seu fator de classificação, na prática os resultados podem ser surpreendentes.

Em 2018, a Hootsuite conduziu um estudo para testar o sucesso de artigos com e sem compartilhamentos sociais. E os resultados foram inegáveis. Os artigos que foram compartilhados nas plataformas sociais receberam um aumento de 22% na visibilidade em buscas em relação aos que não eram.

Trata-se de uma estatística difícil de ignorar, não é? Mas o que exatamente faz diferença entre os materiais publicados nas mídias sociais ou não quando falamos de SEO?

Compartilhamento e backlinks

Compartilhar um conteúdo, como uma postagem de blog do seu site, não afeta diretamente o seu SEO. No entanto, ele cria exposição para sua marca e o conteúdo. Isso gerará mais tráfego para o seu site e, se o conteúdo for altamente valioso, poderá gerar um impacto positivo no seu ranqueamento.

Com uma taxa de exposição maior, há uma chance maior de que seu conteúdo seja encontrado por empresas e outros blogs que podem querer referenciar seu material em seu próprio trabalho. E, simples assim, você obteve um backlink  – que afeta diretamente seu SEO.

Construção de comunidades

Ter contas de mídias sociais ativas permite que você se envolva com seu público em uma plataforma que eles costumam frequentar. Se você se engajar com eles o suficiente e promover conversas, poderá criar uma comunidade de seus clientes centralizada em seus canais sociais.

Mais uma vez, enquanto isso não afeta diretamente o seu SEO, é possível gerar uma grande exposição e fidelidade à marca da sua empresa, o que é ótimo para os seus negócios. Quanto mais pessoas estão acessando suas páginas, melhor o seu site é visto pelo Google.

Perfil nas mídias sociais

Embora os compartilhamentos sociais não apareçam diretamente nos resultados de busca, seus perfis de mídia social aparecerão. De fato, os perfis sociais geralmente são alguns dos principais resultados de uma busca quando você pesquisa o nome de uma empresa. Basta fazer uma busca pelo nome da sua empresa para se deparar com seus perfis no Facebook, Instagram e Likedin.

Com isso em mente, seu perfil social deve ser uma forte representação de sua empresa. Ele precisa exibir seus valores essenciais e explicar o que sua empresa faz.

Além disso, seus perfis sociais devem incluir palavras-chave fortes relevantes para o seu setor e qualquer nicho exclusivo em que sua empresa se enquadre. Como qualquer pessoa com conhecimento básico de SEO sabe, o uso adequado de palavras-chave é tudo.

Como otimizar suas mídias sociais para SEO?

Agora você já entende o relacionamento entre SEO e mídias sociais, certo? Porém, ainda podem ser necessárias algumas dicas sobre como otimizar melhor seus canais sociais para isso.

Existem alguns truques importantes que você pode seguir para garantir que sua presença social esteja contribuindo para seus esforços de SEO.

Configure corretamente a URL e nome da página

Quando você cria uma página no seu site, é importante usar uma URL e um título otimizados para a web, certo? O mesmo acontece com suas mídias sociais. Garanta que a URL e o nome das suas páginas remetam facilmente ao seu negócio.

Atualize a descrição dos seus perfis

Em primeiro lugar, é importante não deixar seus canais sociais ficarem estagnados. Essa é a maneira número um de perder oportunidades valiosas.

Verifique se todos os seus perfis sociais têm descrições relevantes e atualizadas sobre sua empresa. Esse é um dos elementos mais importantes da página da sua empresa, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn ou até no Twitter.

O resumo da sua empresa é geralmente a primeira introdução da sua empresa ao seu público. Por isso é importante refletir os valores essenciais da sua empresa e comunicar claramente o valor que você pode gerar para o público.

Publique conteúdo frequentemente

Para que seu conteúdo seja amplamente compartilhado, você realmente precisa publicá-lo. Compartilhar uma postagem de blog em seus canais sociais é rápido e fácil, mas se você precisar de ajuda, há muitas ferramentas de gerenciamento de mídia social que você pode usar para otimizar essas tarefas.

Além das postagens do blog, você também deve compartilhar fotos e vídeos, pois essas são algumas das formas mais populares e atraentes de conteúdo online. E o público normalmente responde a elas de maneira mais poderosa que os materiais escritos.

Faça o compartilhamento fácil

Você deseja que o seu conteúdo se torne viral? Então é fundamental garantir que seja fácil de compartilhá-lo. Isso pode parecer um problema, mas pode ser tão simples quanto pegar um URL longo e condensá-lo em um link reduzido.

É muito mais fácil para os usuários trabalharem com um link reduzido quando estão tentando copiar, colar e enviá-lo a seus amigos dentro e fora da mídia social. Da mesma forma, incluir um botão de compartilhamento pode facilitar a vida dos usuários no momento de espalhar os seus materiais pela internet.

Interaja com sua comunidade

Como já discutimos, a construção de comunidades em todos os seus canais sociais é um elemento importante para criar uma presença social benéfica. Uma das melhores maneiras de fazer isso é responder aos comentários que as pessoas deixam em suas postagens sociais.

Além disso, você pode iniciar conversas postando tweets, status do Facebook, consultas do LinkedIn, fazendo perguntas relevantes ao seu público ou criando enquetes.

A importância de um bom planejamento nas mídias sociais

Com uma boa combinação entre SEO e mídias sociais, a sua empresa pode estabelecer uma presença digital ainda mais relevante. Porém, todas as estratégias que vimos ao longo deste artigo passam pela publicação de conteúdos relevantes para o seu público.

De nada adianta compreender toda a teoria por trás de SEO e mídias sociais mas não conseguir gerar conteúdos que atraem o seu público, não é? Por esse motivo é tão importante que exista um planejamento das suas ações nas mídias sociais.

Você deseja otimizar os resultados da sua marca no Facebook? Então confira este e-book: Os primeiros passos para você planejar sua estratégia de marketing no Facebook!

Explore todas as oportunidades do mundo digital!

No mundo digital, todas as ações estão interligadas. Não apenas SEO e mídias sociais, mas todas as outras estratégias exploradas pela empresa. Isso inclui e-mail marketing, fluxos de automação, anúncios, remarketing, entre outras.

O segredo das empresas bem-sucedidas é justamente conseguir coordenar todas essas ações para extrair os melhores resultados. E também é neste ponto que muitos empresários acabam pecando.

Foi pensando nessa dificuldade que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Com o auxílio de um profissional experiente no mercado de marketing digital, você certamente conseguirá ter mais segurança para explorar todas as oportunidades do mundo digital – otimizando o uso do seu tempo e recursos.

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