Tendências de marketing digital revolucionárias para 2017

Há diversas novas tecnologias, canais de divulgação e de relacionamento e mudanças no comportamento do consumidor. Tudo isso tem impulsionado o marketing digital e estimulado a reinvenção e a renovação afim de atender às novas exigências de mercado. Algumas previsões apontam de que, nos próximos cinco anos, os setores de vendas e de marketing estarão extintos!

O marketing digital sofreu uma transformação significativa nos últimos anos, e o avanço rápido das tecnologias aponta novos caminhos e tendências de marketing para 2017. São novas oportunidades (e necessidades!) para as empresas trabalharem indo além dos canais tradicionais.

Separei algumas das principais tendências para 2017 e fiz questão de mostrar como podem mudar o marketing digital!

04 tendências de marketing digital para 2017 que você precisa conhecer

tendencias-marketing-digital-para-2017-que-voce-precisa-conhecer

#1 Marcas usando e abusando da realidade virtual

Neste ano, pudemos conferir as primeiras impressões do público sobre os dispositivos exclusivos de realidade virtual como o Oculus Rift (empresa comprada pelo Facebook por US$ 2 bilhões), o HTC Vive e até mesmo adaptação em dispositivos móveis por meio do Google Cardboard ou do Samsung Gear VR.

Um dos pilares do marketing é a personalização. Por isso, grandes empresas como a Volvo e a HBO utilizaram a realidade virtual para imergir seus consumidores e envolvê-los como nunca. A crescente adoção da realidade virtual em 2017 vai deixar consequências no marketing digital. No meu posto de viciado em tecnologia, estou bem curioso.

 Faça um tour pelo Campus São Paulo em Realidade Virtual

#2 Geolocalização bombando

Utilizar tecnologias e a geolocalização para atrair o público para a loja física ou para ponto de venda é uma das grandes apostas para 2017. A tecnologia RFID é um bom exemplo. Consiste em um pequeno dispositivo de radiofrequência via chip, podendo ser aplicado em pulseiras, cartões e aplicativos, oferecendo formas novas do público interagir, compartilhar experiências online e se envolver com a marca.

Já os iBeacons são pequenos transmissores de baixo custo que detectam dispositivos via bluetooth, podendo ser hospedados em mostruários, entradas de lojas e em áreas de merchandising. A rede americana de varejo Macy’s investiu pesadamente na tecnologia de beacons e na integração com seu aplicativo de compras, recompensando os consumidores que o utilizam em loja com ofertas exclusivas.

As ações em localização vão além do ponto de venda. Por meio da tecnologia de geolocalização podemos ir além das barreiras geográficas e realizar ações de marketing digital que considerem a localização do nosso público em tempo real para serem mais engajadoras e gerarem mais vendas.

#3 Inteligência artificial no dia a dia

Com o crescente do Whatsapp e do Messenger cresce também a tendência em automatizar o processo de atendimento através de chatbots (robôs de conversação) programados para atenderem uma demanda simulando a conversa com o cliente.

O passo seguinte dessa tendência é aperfeiçoar a tecnologia de inteligência artificial, fazendo com que cada vez mais clientes interajam com chat bots para conseguirem o produto ou serviço que procuram de maneira descomplicada. Em termos de inteligência artificial e cognitiva, no Brasil e no mundo o Watson da IBM ganha cada dia mais notoriedade. Veremos boas evoluções nesse sentido nos próximos anos.

#4 Crescimento exponencial do Inbound Marketing

O Inbound Marketing não é uma novidade no mercado internacional. Mas a tendência presente nos últimos anos, e que se repetirá em 2017, é o crescimento expressivo de mais e mais empresas utilizando essa metodologia.

Baseado em atrair, converter, fechar a venda e encantar o cliente, o Inbound Marketing pode gerar 54% mais oportunidades de venda do que o marketing tradicional e a sua média de retorno sobre o investimento (ROI) é de impressionantes 275%!

Em 2017, a tendência é que mais e mais consumidores sejam atraídos e de maneira eficaz por meio das estratégias que o Inbound Marketing permite. Veremos cada dia mais o mercado nacional e PMEs adotando essa metodologia em suas estratégias de marketing digital, com investimento em conteúdo e materiais ricos para geração de leads.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender um pouco melhor as mudanças e novidades que estarão presentes em nossos negócios em 2017.

O que você achou dessas tendências? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.