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WhatsApp como estratégia de atendimento 3.0

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O aplicativo WhatsApp já é hoje um dos aplicativos mais populares no Brasil e ele não para de crescer, graças à expansão do número de internautas e do grande volume de uso de tecnologias móveis.

Isto se comprova com a ajuda de um estudo realizado pelo instituto Datafolha com a agência F/Nazca, concluído no final de 2014, indica que no Brasil já existem mais de 90 milhões de usuários da internet e, 65%, mais da metade deles, utiliza a internet na maior parte do tempo a partir de dispositivos móveis.

WhatsApp: a nova mídia social brasileira

WhatsApp-a-nova-midia-social-brasileiraO mesmo estudo da Datafolha também apontou o crescimento desta mídia social. Enquanto que em 2013 apenas 7% utilizava o aplicativo para trocar mensagens, em 2014 o volume passou para 37%, o que o tornou o WhatsApp o aplicativo mais utilizado em todo o país.

O que contribui diretamente para este crescimento e o sucesso desse aplicativo, é a procura pela praticidade com a ajuda de dispositivos móveis. Em apenas um ano, 19 milhões de brasileiros passaram a acessar a internet usando dispositivos como celular ou tablet.

Outra informação surpreendente é que até mesmo quando não estão em casa os brasileiros continuam conectados e acessam a internet prioritariamente por eles. Dos entrevistados, 52% adotam esta prática, deixando o computador de mesa na segunda colocação, com 42% e o uso de laptop ou tablets, para acesso a internet em casa fica em terceiro lugar, com 40%.

WhatsApp para empresas, como aproveitar?

WhatsApp-para-empresas-como-aproveitarPara se destacar no mercado, com a dinâmica que estamos enfrentando hoje e para atender aos clientes, que estão cada dia mais exigentes, dinâmicos e a procura de soluções rápidas e práticas, é preciso ir aonde ele está, por isto, investir no whatsapp se tornou uma estratégia valiosa.

Para os negócios, o aplicativo permite que seja estabelecida uma comunicação clara, dinâmica e extremamente veloz. Os negócios podem utiliza-lo para diversas funcionalidades, como:

  • Realização de reservas,
  • Esclarecimento de dúvidas sobre produtos
  • Apresentação de ofertas segmentadas
  • Realização de vendas
  • Atendimento de reclamações
  • Fornecimento de informações
  • Assistência técnica, com fornecimento de passo a passo, etc.

Dica bônus: WhatsApp web

Já existe uma versão para web do aplicativo que pode ser muito útil e promete facilitar a gestão desta ferramenta de atendimento, sem atrapalhar sua produtividade.

Você pode acompanhar as mensagens, enviar postagens, criar e responder a grupos, utilizando a versão de acesso pelo computador do WhatsApp. Basta baixar a versão atualizada do aplicativo e sincronizar sua conta no site https://web.whatsapp.com/

Cuidados no uso do WhatsApp para o seu negócio

Apesar das inúmeras vantagens oferecidas por ele, também é preciso alinhar alguns pontos específicos, antes de incorpora-lo definitivamente em sua estratégia de atendimento, por isto, tome cuidado como:

Faça algumas restrições
Crie um número exclusivo para atendimento profissional de seus clientes, evitando conciliar contatos e mensagens pessoais no mesmo número de contato.

Utilize-o profissionalmente
Resista a tentação de descontração, compartilhando conteúdo diferente do trabalho, como vídeos e imagens engraçadas. Mantenha o profissionalismo no tema da conversa e nos conteúdos das mensagens.

Avalie a criação de grupos
Grupos sempre podem envolver múltiplos diálogos e você corre o risco de perder o foco do tema principal, por isto, prefira atendimentos exclusivos ao invés de grupos de clientes.

Defina claramente o horário de atendimento
Por ser uma plataforma móvel, as pessoas esperam agilidade e disponibilidade. Como você corre o risco de receber contatos a qualquer momento, deixe claro o horário de atendimento e durante este momento, sempre tenha um responsável disponível para não frustrar seus clientes.

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