Anúncios no Facebook: Entenda como funciona

De acordo com o relatório da empresa de soluções em mídias sociais Socialbakers, 92% dos profissionais da área investem em anúncios no Facebook. É uma grande fatia de mercado. Com tantas empresas investindo diretamente na rede social, é interessante entender mais sobre como essa ação de marketing funciona. Aqui nesse post, vou mostrar quais formatos de anúncios podem ser feitos além de ressaltar quais são os componentes necessários para que um anúncio seja efetivo.

Com isso, seu anúncio poderá se destacar e conquistar a atenção de seu consumidor.
Vamos lá?

Dicas de como fazer anúncios no Facebook

O Facebook Ads permite que você tenha controle total sobre os elementos de seu anúncio, como texto, imagem, em que área será exibido e qual será seu tipo. Existem 5 formas de exibir os seus anúncios:

  • Dentro de um feed de notícias no computador
  • Dentro de um feed de notícias em dispositivos móveis
  • Na barra lateral direita no computador
  • Rede de audiência em dispositivos móveis
  • No Instagram*

Os anúncios no Instagram foram abertos no final de setembro de 2015 . Eles foram pensando de forma a parecerem naturais dentro do feed do aplicativo, seguindo o mesmo princípios dos anúncios nativos no Facebook sem interromper a experiência do usuário. 

posicionamentos-de-anuncios-facebook

Os tipos de anúncios no Facebook são variados. Podem ser:

  • Curtidas de página: Perfil da página fica em evidência no anúncio, podendo ser curtida diretamente.
  • Post da página: Publicações são destacadas, permitindo que o usuário curta a página diretamente por meio do anúncio.
  • Histórico de curtidas da página: Enfatiza as páginas que os amigos do usuário passaram a curtir, destacando a página da sua empresa.
  • Histórico de curtir publicação da página: Coloca em evidência as publicações que os amigos do usuário passaram a curtir, dando destaque para a página da sua marca.
  • Interações com publicações: Destaca as interações dos amigos do usuário com a página, podendo ser curtida diretamente a partir do anúncio.
  • Apps e jogos: Mostra as interações dos amigos que interagiram com o aplicativo ou jogo de sua empresa, permitindo que seu público também interaja e compartilhe seu conteúdo.
  • Localização: Destaca o local da empresa/produto, integrado ao Facebook Places, segmentando sua mídia apenas à localização estipulada.
  • Domínio: Destaca seu site para os amigos do usuário que curtiram, compartilharam ou colocaram o link na sua atualização de status.

Exemplos de anúncios no Facebook que funcionam

#1 Anúncios com apelo visual

Não importa que tipo de anúncio você crie, o conteúdo visual é fundamental. Além de ser envolvente, uma imagem tem o poder de chamar a atenção do seu target. Uma pesquisa publicada pela eMarketer, aponta que 75% do conteúdo postado no Facebook é constituído por imagens. A mesma pesquisa demostra que fotos também são o tipo mais envolvente de conteúdo nessa mídia social, alcançando 87% das interações dos usuários. Não é à toa que redes que focam no visual, como Instagram e Pinterest, fazem tanto sucesso.

Uma dica importante é ficar atento também aos diferentes tamanhos de imagem de acordo com o formato e tipo de anúncio sendo criado.

#2 Anúncios com conteúdo relevante

Relevância é crucial para que sua empresa obtenha engajamento de seu público. Ao criar um anúncio para o Facebook, você está gastando verba, seja em CPM (custo por mil impressões, no caso, cliques no anúncio) ou em CPC (custo por clique no anúncio). Além da questão financeira, em função da grande oferta de estímulos nessa mídia social, se sua marca não oferecer algo que agregue e desperte o interesse de seu público, sua ação não trará resultado.

Já quando o conteúdo é relevante, sua ação será um sucesso! Um estudo aponta que 60% das pessoas sentem-se mais motivadas a saber mais e consumir produtos após terem acesso a conteúdo interessantes e úteis.

Por isso, é importante que o anúncio seja relevante para o seu cliente em potencial. Isso pode ser alcançado segmentando bem o seu público-alvo na criação da peça. Sem inspiração? Confira aqui 16 ideias matadoras para postar no Facebook.

#3 Anúncios com CTA

Pense: O que o usuбrio vai ganhar ao clicar em seu anъncio? Qual й o diferencial do seu produto ou serviзo? Essas qualidades estão claras e dispostas de modo atrativo no anúncio?

O anúncio do Facebook precisa entregar valor para a audiência. Por isso, na hora da criação, é importante deixar bem claro para seu leitor quais serão as vantagens ao realizar essa ação. Uma das formas de se fazer isso é incluindo um botão de Call to Action, os famosos CTAS. Com a chamadas para a ação correta, você consegue guiar a pessoa, incentivando-a a clicar em seu anúncio imediatamente.

Compre agora pela metade do preзo” ou “A oferta sу dura atй o dia x”  são CTAS que utilizam-se do gatilho mental da urgência, estimulando uma ação e a interação do público com a sua oferta. Você pode achar isso simples demais. E, de fato, é. A simplificidade é muitas vezes subvalorizada, mas é altamente eficaz nos negócios. Um estudo demonstrou que anúncios no Facebook que utilizam CTAs possuem uma taxa de cliques 2,85 vezes maior do que os que nгo utilizam esse recurso.

Anunciar de maneira inteligente no Facebook (ou em qualquer canal digital) precisa de planejamento e expertise na execução. Mas aqui estão algumas informações para você começar a elaborar quais são as melhores estratégias e componentes necessários para começar a sua campanha de anúncios. Anúncios bem segmentados e desenvolvidos podem ajudá-lo comprovadamente a alavancar seus negócios!

Sua empresa já faz anúncios no Facebook?
Compartilhe sua experiência!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.