O Cara do Marketing

Descubra porque você deve investir em Inbound Marketing

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Já ouviu falar em Inbound Marketing? Sabe exatamente para o que ele serve e como pode ajudar seus resultados? Se sua resposta para estas perguntas foi não, fique calmo, é bem provável que você não seja o único.

É comum, no universo do marketing digital surgirem vários termos e novas teorias, e por conta disto, é comum que algumas pessoas tenham dúvidas e não saibam exatamente do que estes temas se tratam ou confundam os significados.

Embora haja diversas definições pela internet, é bem simples de entender, em poucas palavras, o Inbound Marketing é o Marketing de atração (na tradução literal do termo), sendo representado pelas ações que visam conquistar o interesse dos clientes.

Ele funciona em contraposição ao marketing outbound ou tradicional, que distribui anúncios, serviços e produtos diretamente aos clientes. Ao invés disto, ele compreende melhor o público-alvo, suas preferências e necessidades e desenvolve ações direcionadas e mais eficientes para atraí-los, incentivar a conversão e fidelizá-los.

Como fazer Inbound Marketing

Como-fazer-Inbound-MarketingNão há uma única forma de atrair a atenção de seus clientes e talvez sejam infinitas as possibilidades, mas para ajudar sua criatividade a brotar, separamos uma pequena lista, com as 10 práticas mais comuns que devem fazer parte do seu plano de Inbound Marketing.

  • Publicação de posts em blogs de nicho e personalizados
  • Criação e promoção de Infográficos
  • Promoção de eventos online como webinars
  • Criação de conteúdos exclusivos: e-books, Whitepapers e podcasts
  • Realização de pesquisas de opinião e coleta de reviews;
  • Ações de Guest posting;
  • Atuação e/ou gestão de fóruns e grupos online
  • Implantação técnica de SEO Marketing;
  • Geração de campanhas de e-mail marketing;
  • Atuação estratégica de conteúdo em mídias sociais;

Como estruturar as ações de Inbound Marketing

Como-estruturar-as-acoes-de-Inbound-MarketingApesar destas sugestões serem muito utilizadas, o que difere uma ação de Inbound marketing eficiente de simples ações publicitárias online são pelo menos três fatores: a qualidade do material produzido, a relevância dos seus conteúdos e o planejamento estratégico bem estruturado.

Por isto, comece fazendo um planejamento estruturado com definição de objetivos principais, metas, índices de resultado, prazos, canais utilizados, frequência de uso dos canais, agenda programada para cumprimento das tarefas e programação de avaliação de resultados.

Siga priorizando a qualidade dos materiais e conteúdos que utilizará para promover sua marca, produtos ou serviços. Fique atento às informações oferecidas, à qualidade das imagens, do seu site, dos infográficos e de todo material visual. Não dispense a ajuda de um profissional para fazer tudo sozinho, pois a pouca economia do orçamento não será compensada, acredite!

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As principais etapas do Inbound Marketing

A atração do cliente pode ser dividida em um processo com 5 etapas principais:

  1. Atração de visitantes (aumento da audiência da sua página)
  2. Conversão de visitantes em leads (o visitante se torna cliente)
  3. Engajamento seus leads (estimúlo a comprar)
  4. Fidelização dos clientes (recompras e aumento das margens de lucro)
  5. Encantamento (seus leads se tornam fãs e defensores da marca)

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Gerando conteúdos de valor, você conseguirá atrair a atenção de quem realmente se interessa pelo seu conteúdo e pelo que sua marca tem a apresentar. Quanto maiores forem as buscas, interações do público e retornos em suas páginas, maior a relevância que conquistará e assim, maiores serão as chances de conversão e fidelização.

Razões para investir em Inbound Marketing agora mesmo!

Razoes-para-investir-em-Inbound-MarketingSe você ainda não está muito certo sobre os reais benefícios desta estratégia e o impacto que ela pode representar em seu negócio, confira 7 razões que justificam o investimento:

94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos, logo, se você mantiver a produção de conteúdos atualizada e de qualidade, atrairá mais clientes qualificados, com menos custos.

– Empresas B2B que usam blogs pelo menos duas vezes por mês geram 70% mais leads do que aquelas que não ‘blogam’. Se você investir mais, terá mais resultados.

– Se fizer as contas, caso sua empresa aumente o número de postagens mantendo entre 21 e 50, terá um crescimento aproximado de 45% no número de acessos.

Redes Sociais geram 100% mais leads do que o Outbound Marketing.

– Empresas que utilizam landing pages aumentam em 55% o seu número de leads. 

Investir em Inbound marketing é mais barato do que aplicar em ações de marketing tradicional, pois o custo de cada lead é 62% menor.

– Ao nutrir seus leads, você pode gerar 50% mais vendas, gastando até 33% menos do seu orçamento.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como iniciar um plano de Inbound Marketing para alavancar seus resultados?  Marque agora uma reunião conosco, via Skype. Em 45 minutos, você poderá revolucionar seu negócio.