Caixa-preta do Cara do Marketing: 25 ferramentas digitais para a sua empresa

Com o uso das ferramentas digitais adequadas é possível potencializar os resultados da sua empresa. Os ganhos podem ser observados tanto na eficiência dos processos internos quanto no desempenho de vendas junto ao cliente.

Já imaginou se você conseguisse acompanhar o histórico individual de cada um dos seus potenciais clientes para acertar na abordagem de venda? Ou então organizar e acompanhar as atividades desenvolvidas por cada membro da sua equipe?

Com o uso das tecnologias é possível automatizar esses processos para obter saltos de desempenho – que reduzem custos e aumentam a qualidade. As ferramentas digitais que estão à disposição devem ser utilizadas para que a sua empresa obtenha uma vantagem competitiva.

Entretanto, muitas empresas não utilizam essas ferramentas por falta de conhecimento sobre elas. É por esse motivo que eu preparei a caixa-preta do Cara do Marketing com uma seleção de 24 ferramentas digitais para a sua empresa. Confira quais são elas neste artigo.

Ferramentas digitais para potencializar os resultados da sua empresa

As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas brasileiras. Grande parte das atividades internas de uma empresa já podem ser automatizadas – desde a organização de reuniões até o envio de e-mail marketing para os clientes.

Veremos agora uma seleção das ferramentas digitais mais úteis para potencializar os resultados do seu negócio. Vamos lá!

Ferramentas de produtividade e organização

Trello O Trello é uma ferramenta visual de organização de projetos. É possível utilizar a ferramenta tanto para projetos pessoais quanto para facilitar o fluxo de informações entre uma equipe através de um quadro de cartões – que permite a criação de listas e exibe o progresso de cada tarefa.

Evernote O Evernote é um software de organização de informações que utiliza arquivos de notas. Entre os seus destaques estão: centralização de informações, diversos formatos de notas (texto, tabelas, anexos, áudio, imagens, entre outros) e a sincronização em tempo real – permitindo o acesso em diversas plataformas simultaneamente.

Asana Asana é uma plataforma para a organização de projetos que envolvem diversos membros. O sistema permite estabelecer responsabilidades, delimitar prazos e acompanhar o calendário de todos os profissionais envolvidos.

Slack O Slack é um aplicativo de compartilhamento de informações que facilita a comunicação em uma empresa. Com uma interface simples para a troca de mensagens, a agilidade na troca de informações pode aumentar a produtividade de qualquer empresa.

Todoist O Todoist é um gerenciador de lista de tarefas que permite o gerenciamento dos seus compromissos e pendências. Um dos seus grandes destaques é a possibilidade de definir prioridades entre as tarefas e classificá-las em projetos diferentes.

MindMeister O MindMeister é uma ferramenta online que serve para organizar ideias na forma de mapas mentais. Os mapas mentais ajudam a criar projetos com mais produtividade.

Ferramentas de armazenamento e compartilhamento

Google Drive O Google Drive já faz parte das rotinas de muitas empresas brasileiras. Essa ferramenta de armazenamento na nuvem permite o compartilhamento de dados com pessoas autorizadas e garante a segurança das informações.

Dropbox É uma ferramenta com funcionalidades muito semelhantes ao Google Drive, com a diferença de não estar integrada a uma conta Google. Entretanto, ainda é uma alternativa muito escolhida pelas empresas brasileiras.

Ferramentas para o gerenciamento de mídias sociais

Social Flow O Social Flow é uma plataforma para publicação e gerenciamento de publicações nas mídias sociais – incluindo Facebook, Twitter, Google + e LinkedIn. É uma ótima forma de centralizar todas as informações em um só local para analisar os resultados.

Hootsuite O Hootsuite tem a proposta de ajudar as empresas no gerenciamento das mídias sociais em um só lugar. É possível agendar publicações, gerenciar conteúdos e monitorar o desempenho das publicações impulsionadas.

Buffer Buffer é outra das plataformas para o gerenciamento de várias mídias sociais em um único lugar que reúne funcionalidades ideais para alcançar os melhores resultados com o público. 

Ferramentas de e-mail marketing

Mail Chimp O Mail Chimp é uma das ferramentas digitais para automação de e-mail marketing. Em sua plataforma é possível criar campanhas de e-mail marketing segmentadas e monitorar os resultados alcançados.

E-goi Mais do que uma plataforma para automação de e-mail marketing, o E-goi é uma ferramenta que proporciona uma experiência multicanal. É possível automatizar todo o relacionamento com os leads e garantir que a sua comunicação realmente chegue – seja por e-mail, SMS ou chamada de voz.

Ferramentas de marketing digital

WordPress O WordPress é uma das ferramentas digitais mais utilizadas pelas empresas que desejam marcar presença no ambiente online. Trata-se de uma plataforma que permite a criação de sites e blogs responsivos e personalizados de acordo com a sua marca.

Clickfunnels O Clickfunnels é uma ferramenta que permite a criação de um funil de vendas de forma muito prática. É possível utilizar templates prontos e personalizar as suas páginas de acordo com o objetivo do funil.

Klickpages O Klickpages é uma plataforma para a criação de landing pages de alta conversão. Basta escolher um modelo, customizar a página e publicá-la para começar a gerar leads.

SEMrush O SEMrush é uma ferramenta de auxílio para potencializar o SEO da sua página. São diversas funcionalidades que ajudam a descobrir exatamente quais palavras-chave o seu público está buscando na internet.

Uberflip O Uberflip é uma plataforma que centraliza diversos fluxos de trabalho relacionados à produção de conteúdos para o seu público. O seu objetivo é agilizar a jornada do comprador através de uma interação consistente e ininterrupta com os seus visitantes.

Buildrall O Buildrall é uma ferramenta de criação de websites muito fácil de ser utilizada. A plataforma inclui as funcionalidades de criação de funil de vendas, captura e nutrição de leads, monitoramento de conversões, entre várias outras.

Ferramentas para criação de materiais gráficos

Pexels O Pexels é um banco de imagens gratuito que pode ser explorado pela sua empresa para ilustrar os seus conteúdos ou criar publicações nas mídias sociais.

Canva O Canva é uma ferramenta de design em que é possível criar artes únicas para a sua empresa – desde imagens para as redes sociais até a diagramação de e-books para os seus leads.

We Do Logos O We Do Logos é uma plataforma de auxílio na criação do logotipo, identidade visual, website e nome de empresas. Trata-se de uma ferramenta completa para otimizar o design da marca.

Ferramentas para relacionamento com o cliente

Pipedrive A proposta do Pipedrive é ser um CRM de vendas para entradas mínimas e resultados máximos. Trata-se de uma plataforma de fácil utilização para acompanhar a jornada de cada um dos seus leads e potencializar os resultados de vendas.

RD Station O RD Station é uma plataforma que vai muito além do relacionamento com o cliente, reunindo todas as ferramentas necessárias para gerenciar e automatizar todas ações de marketing digital. Com ela é possível atrair visitantes, transformá-los em oportunidades de negócio, fechar vendas e monitorar os seus resultados,

Typeform O Typeform é uma das ferramentas digitais que pode ajudá-lo a conhecer melhor o seu público. Ela permite a fácil criação de enquetes, formulários e pesquisas que podem ser aplicadas entre os seus consumidores.

O uso das ferramentas digitais em uma estratégia de sucesso

Mais do que levar todas essas ferramentas digitais para dentro da sua empresa, é preciso saber utilizá-las em uma estratégia de sucesso, não é? De nada adianta criar uma landing page quando você não consegue nutrir os leads gerados para levá-los a compra.

É por esse motivo que muitas empresas buscam por um acompanhamento individual e personalizado para potencializar a sua presença no mundo digital. O programa de mentoria do Cara do Marketing pode ser a solução ideal para consolidar a sua marca entre o público.

É hora de potencializar os resultados do seu negócio!

Neste artigo você teve a oportunidade de abrir a caixa-preta do Cara do Marketing e descobrir várias ferramentas digitais muito úteis para a sua empresa, não é? Certamente várias delas podem ajudá-lo a melhorar o seu desempenho no mercado.

Se você deseja ir ainda mais longe, faça agora mesmo a sua aplicação no programa de mentoria do Cara do Marketing. Vamos trabalhar juntos para acelerar o crescimento do seu negócio!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.