Como construir uma empresa de sucesso no mundo digital?

Essa é uma dúvida muito comum entre os empresários que tentam conquistar o seu lugar no mercado. Principalmente considerando que existem diversos concorrentes explorando novas estratégias e ferramentas a cada semana que passa.

A fórmula para levar uma empresa ao sucesso é a mesma desde o surgimento das atividades comerciais: obter uma receita superior às despesas para a manutenção das atividades.

É dessa forma que um padeiro conduzia as suas atividades quando ainda realizava uma produção artesanal em família. Também é dessa forma que uma empresa que comercializa um curso online deve buscar os seus resultados.

Entretanto, existe uma grande diferença entre esses dois modelos empresariais: a internet. Com a popularização do acesso à internet surgiu um enorme mar de oportunidades para as empresas. Com isso, foram modificados não só seus processos internos, mas toda a abordagem realizada com os clientes.

Se o padeiro do bairro conseguia manter o seu lucro por ser a alternativa mais viável para os moradores da região, hoje essa realidade seria bem diferente. Os moradores podem acessar a internet para conferir diversas opções de pães recheados, com farinha integral e pacotes com desconto.

Portanto, uma empresa de sucesso ainda é aquela que consegue obter um bom lucro com as suas operações. A grande diferença está no modo como o sucesso pode ser alcançado no mundo digital.

Você busca as melhores formas para consolidar a sua marca no mercado? Confira este guia com as principais dicas para construir uma empresa de sucesso no mundo digital!

Quem é o novo consumidor?

Uma empresa de sucesso no mundo digital é aquela que consegue satisfazer plenamente o seu cliente. Para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental conhecer a fundo o que o consumidor espera do seu negócio, não é?

É por esse motivo que o “novo consumidor” se tornou um assunto tão debatido nos últimos anos. Com a facilidade no acesso à informação proporcionada pela internet, os consumidores estão mais exigentes e possuem novas necessidades.

Até alguns anos atrás, a decisão pela compra de um novo tênis era baseada em visitar algumas lojas no centro da cidade e conversar com amigos para pedir opiniões. Hoje é possível encontrar inúmeras ofertas na internet – incluindo uma variedade imensa de calçados, informações completas sobre os produtos, avaliações de clientes, ofertas de tênis, entre diversos outros dados importantes.

Considerando essa mudança na forma de consumo, é possível apontar as principais características do novo consumidor:

  • Informado. Conforme acabamos de ver, o novo consumidor é altamente informado. Isso significa que ele busca por diversas soluções antes de optar pela compra do seu produto ou serviço.
  • Conectado. A internet já faz parte da realidade de grande parte dos consumidores do seu negócio. Google, Facebook, Instagram e e-mail são exemplos de plataformas que são acessadas diariamente para a interação com outras pessoas e empresas.
  • Busca por experiências. Apenas comprar um produto ou serviço pode não ser o suficiente para satisfazer o consumidor. Ele busca por experiência que iniciam antes do momento da compra e se estendem para o pós-venda.
  • Integrado em grupos. As pessoas possuem a necessidade de fazer parte de grupos e isso reflete em seus hábitos de compra. Mais do que adquirir um produto, os consumidores passam a fazer do grupo de consumidores daquela marca.
  • Satisfação imediata. A internet possibilita que as compras sejam realizadas durante 24 horas por dia e os consumidores podem ter uma satisfação imediata. Por isso é tão importante que você esteja disponível nos locais certos e nos momentos adequados.
  • Enxerga valor. O novo consumidor não vê problemas em gastar um pouco mais para ter acesso a uma solução de maior valor. Com tantas informações disponíveis, ele tem a capacidade de tomar uma decisão consciente levando em conta os benefícios que pode usufruir. 

A estrutura de uma empresa de sucesso no mundo digital

Uma empresa de sucesso no mundo digital precisa encontrar novas formas de chamar a atenção desse novo consumidor. Mas como será que isso reflete na sua estrutura?

Todo o negócio deve ser pensado (ou repensado) para aproveitar todas as oportunidades geradas pelas tecnologias. Não faria sentido seguir adotando processos manuais quando existem inúmeras ferramentas que permitem a automação de processos, não é?

É possível aplicar soluções que facilitam vários processos. Isso inclui a gestão financeira, controle de estoques, integração com a contabilidade, aperfeiçoamento do produto/serviço, gerenciamento das vendas, ações de marketing, entre diversas outras.

Entretanto, a mudança da estrutura de uma empresa de sucesso no mundo digital fica mais evidente quando falamos sobre marketing digital. Toda a dinâmica de atração e relacionamento com o público sofre uma grande mudança com a introdução das plataformas digitais.

Todo o planejamento empresarial precisa considerar esse contexto em que a empresa está inserida. A análise passa por desenvolvimento dos produtos ou serviços, estruturação dos processos internos e relacionamento com o consumidor. A tecnologia está incorporada no DNA das organizações no mundo digital.

O que é marketing digital?

Se você está em busca da criação de uma empresa de sucesso no mundo digital, conhecer o marketing digital é uma etapa fundamental. É essa estratégia que coloca a sua empresa no mapa dos clientes.

Para que uma empresa seja bem-sucedida, é fundamental que sejam alcançados bons resultados de vendas, certo? O marketing digital reúne as melhores ações para que você conquiste novos clientes e consolide a sua marca no mercado.

Fica fácil compreender a relevância do marketing digital quando avaliamos os motivos que tornam essa estratégia uma grande tendência:

  • Aumento da procura por empresas online. É cada vez mais comum a procura por produtos ou serviços através da internet. Em muitos casos, o cliente toma a decisão de compra antes mesmo de entrar em contato com uma pessoa da sua empresa.
  • Baixos custos. Explorar as ferramentas digitais para promover ações de marketing possui um custo menor do que ações realizadas fora da internet.
  • Atração do público. Você consegue atrair um grande público interessado na sua empresa com ações no mundo digital – sem qualquer limite geográfico. Além disso, é possível acompanhar a evolução de cada um dos usuários que interage com o seu negócio.
  • Segmentação da comunicação. Você não precisa veicular anúncios em outdoors que são vistos por milhares de pessoas sem qualquer interesse no seu produto. O marketing digital permite que você direcione a sua comunicação especificamente para pessoas que demonstram interesse no que você tem a oferecer.
  • Construção de autoridade. Estar presente na internet com informações úteis para o público aumenta a percepção de valor em relação à sua marca.

Se você deseja entender melhor que o marketing digital pode fazer por sua empresa, acesse este artigo!

Estratégias de marketing digital

Uma empresa de sucesso no mundo digital pode aplicar diversas estratégias de marketing digital para potencializar os resultados alcançados. Com os conhecimentos certos, é possível fazer um grande sucesso na internet e alavancar as vendas fechadas.

Confira a seguir quais são as principais estratégias do marketing digital:

Criação de buyer personas

Antes de colocar qualquer ação em prática é muito importante que você conheça mais a fundo quem é o seu cliente. No marketing digital, a forma de colocar isso em prática é através da criação de buyer personas.

Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Você reúne todas as suas características mais marcantes: necessidades, gostos, desejos, objeções, hobbies, interesses, renda mensal, profissão, idade, entre outras.

Depois de criada a buyer persona da sua empresa, todas as ações de marketing digital podem ser desenvolvidas pensando na satisfação desse cliente ideal. É isso que torna as comunicações mais efetivas.

Quer entender melhor a importância de criar buyer personas para o seu negócio? Então confira este artigo.

Jornada do comprador

Você já reparou como cada um dos consumidores de uma empresa atravessa várias etapas desde o primeiro contato com a empresa até tomar a sua decisão de compra? 

Dificilmente é tomada uma decisão logo no primeiro contato, pois existe um processo de avaliação – que pode ser mais curto ou longo de acordo com o produto oferecido.

Dentro do marketing digital, esse processo é chamado de jornada do comprador. Trata-se de uma realidade que sempre existiu, mas tornou-se mais popular dentro do marketing digital por conta da possibilidade de acompanhar e conduzir os usuários ao longo dessa jornada.

A jornada do comprador pode ser dividida nas seguintes etapas:

  1. Descoberta e aprendizado. O seu futuro cliente ainda não sabe que possui um problema a ser solucionado;
  2. Reconhecimento do problema. O usuário percebe que possui um problema e está disposto a descobrir possíveis soluções;
  3. Consideração da solução. O cliente já possui conhecimento sobre o seu problema e estuda as melhores soluções para resolvê-lo;
  4. Decisão de compra. O cliente está pronto para tomar a sua decisão de compra e escolher pela sua solução.

Para compreender melhor a importância de explorar a jornada do comprador, acesse este artigo.

Funil de vendas

O funil de vendas representa a condução dos clientes pelos estágios da jornada do comprador. Afinal, nem todos os leads vivem um mesmo momento em relação a sua empresa. Enquanto realizam a sua primeira visita, outros já são clientes fiéis.

O formato do funil representa o número de usuários em cada um dos estágios. Existe um número imenso de visitantes em suas páginas, mas apenas uma parte deles demonstra interesse no seu produto e uma parcela ainda menor se torna cliente.

Uma empresa de sucesso no mundo digital consegue suprir as necessidades dos usuários localizados em todas as etapas do seu funil de vendas. Ou seja, ela incentiva que eles avançam para o próximo estágio até que estejam prontos para efetuar uma compra.

Quer entender melhor como um funil de vendas pode ajudar a sua empresa? Confira neste artigo.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing traz uma nova abordagem para a forma como o marketing é praticado pelas empresas de sucesso no mundo digital. Em vez de focar apenas nas qualidades do seu produto de forma ativa, o foco passa a ser na atração de pessoas interessadas e na construção de relacionamentos.

Na prática, você pode explorar a internet para entregar conteúdos relevantes para o público e identificar quem são os usuários interessados no seu negócio. Através da nutrição desses bons relacionamentos, a decisão pela compra se torna uma etapa natural na relação entre o público e o seu negócio.

O Inbound Marketing pode ser a estratégia ideal para o sucesso da sua empresa. Confira um guia sobre aplicação desse conceito na sua empresa.

Redes sociais

Você possui um perfil no Facebook? E no Instagram? Essas são algumas das redes sociais mais populares entre os brasileiros – atraindo milhares de usuários ativos diariamente.

Além de servir para a comunicação e troca de informações, as redes sociais também são um ótimo ambiente para a interação entre pessoas e empresas. Estar presente nessas plataformas permite que você aumente a visibilidade sobre o seu negócio e encontre pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos úteis para a sua audiência é o que move todas as estratégias de marketing digital que vimos até o momento. Essa é a melhor forma de entregar informações para o seu público e despertar o seu interesse na sua empresa.

Os conteúdos são responsáveis por diversas ações benéficas para uma empresa:

  • Gerar tráfego;
  • Educar o público;
  • Construir autoridade;
  • Conduzir os usuários ao longo do funil de vendas;
  • Incentivar uma decisão de compra;
  • Entre diversos outros benefícios.

Aprenda a potencializar os seus resultados com o marketing de conteúdo neste artigo.

E-mail marketing

A comunicação por e-mail é uma ótima forma de aproximar ainda mais a sua empresa de seus clientes. Afinal, grande parte do público conectado à internet acessa a sua conta de e-mail diariamente.

Através de campanhas de e-mail marketing uma empresa de sucesso no mundo digital obtém várias vantagens. É possível melhorar a percepção em relação à marca, gerar engajamento e conduzir seus leads para a próxima ação desejada.

Confira como o e-mail marketing pode transformar o seu negócio neste artigo.

Ferramentas de marketing digital

Para colocar em prática todas essas estratégias que acabamos de abordar é possível explorar algumas ferramentas de marketing digital – que agilizam processos, reduzem custos e aumentam a qualidade das atividades realizadas.

Uma empresa de sucesso no mundo digital pode explorar inúmeras ferramentas muito úteis. Entre elas, estão ferramentas para coordenação do trabalho da equipe, criação de artes, envio de e-mail marketing, relacionamento com o cliente, mensuração dos resultados, entre inúmeras outras.

Basta que você conheça quais são as principais ferramentas que podem ajudá-lo a colocar em prática as suas estratégias de marketing digital para aproveitar os seus benefícios.

Quer ficar por dentro das melhores ferramentas de marketing digital? Acesse a caixa-preta do Cara do Marketing: 25 ferramentas digitais para a sua empresa.

Mindset do empresário

Um grande erro cometido pelos empresários é reunir o máximo de informações sobre a construção de uma empresa de sucesso no mundo digital mas não saber como aplicar as estratégias na prática. O simples fato de utilizar as ferramentas certas não garante o sucesso de uma empresa no mercado.

O mindset do empresário deve acompanhar as necessidades do mercado para que a sua empresa consiga se manter atrativa. Além de modificar as necessidades do consumidor, a internet também acelera as mudanças e novas tendências empresariais.

Uma empresa que faz sucesso vendendo bolos na internet pode ficar para trás com as movimentações do mercado. Basta que surja uma nova empresa que possui um aplicativo próprio para realizar encomendas personalizadas e elabora uma grande estratégia de produção de conteúdos voltados para o público. 

Para evitar situações como essa, garanta que você possui o mindset adequado para tornar o seu negócio uma empresa de sucesso no mundo digital. Veja as principais características que devem ser perseguidas:

  • Saber o seu objetivo. É fundamental que você saiba exatamente quais são os seus objetivos e onde deseja levar a sua empresa. 
  • Busca constante por informações. Um empresário de sucesso está sempre em busca de novas informações que possam ser aplicadas na sua empresa. Isso pode ser aplicado tanto em um curso formal ou durante um passeio no final de semana.
  • Ir além do esperado. Existem várias empresas que fazem apenas o que é esperado, mas são aquelas que superam as expectativas do consumidor que realmente fazem sucesso. Procure gerar conteúdos realmente úteis, interaja constantemente com o público e entregue experiências incríveis. 
  • Comprometimento com o negócio. Gerenciar uma empresa é uma tarefa que exige bastante tempo e dedicação. Por essa razão, são os empresários comprometidos com essa causa que conseguem construir uma empresa de sucesso no mundo digital. 
  • Construção de relacionamentos. Nutrir bons relacionamentos é fundamental no mundo digital. Isso é aplicado com clientes, fornecedores ou outros parceiros que podem contribuir para o sucesso da sua empresa.

Construção do futuro da empresa 

O conceito de empresa de sucesso no mundo digital não é estático. As grandes empresas estão em atualização constante – sempre em busca de alcançar resultados ainda melhores.

Tenha em mente planos para o futuro do seu negócio, procurando equilibrar os esforços para fechar o maior número de vendas no presente e construir o caminho para um futuro de sucesso. Quanto mais positiva for a reputação conquistada, mais fácil se torna continuar fechando vendas.

Mais uma vez, o marketing digital exerce um papel fundamental nesse processo. A internet permite que todos os conteúdos gerados pela sua empresa fiquem armazenados para a consulta de novos clientes – incluindo artigos, vídeos, avaliações de outros clientes, portfólio de serviços, entre vários outros.

Ou seja, o marketing digital é uma estratégia efetiva não só para obter resultados no momento, mas também para construir um futuro de sucesso.

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Uma ótima forma de colocar isso em prática é através da integração entre marketing e vendas. Quando os leads gerados pelo marketing digital conseguem ser bem trabalhados pelo setor comercial, toda a empresa sai ganhando.

Da mesma forma, o marketing consegue avaliar quando um usuário ainda não está pronto para receber uma abordagem de venda. Aguardar pelo momento certo pode render vendas daqui 3 meses, 6 meses ou 1 ano.

Está pronto para construir uma empresa de sucesso no mundo digital?

Construir uma empresa de sucesso no mundo digital não é uma tarefa simples. Mas com conhecimento sobre as melhores estratégias que podem ser exploradas e conhecendo o seu consumidor tudo se torna mais fácil.

Você sente que a sua empresa possui um grande potencial mas não consegue alcançar os resultados esperados com o marketing digital? Talvez esteja faltando apenas o auxílio de um profissional experiente para acelerar o crescimento do seu negócio.

O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado justamente para os empresários que desejam alcançar o sucesso no mundo digital. Com uma estratégia bem estruturada com foco em resultados consistentes, você pode alavancar o seu negócio.

Está disposto a ampliar os horizontes do seu negócio e construir uma empresa de sucesso no mundo digital? Então preencha agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.