Como elaborar modelos de e-mail marketing?

Preparar modelos de e-mail marketing pode ser o diferencial para obter sucesso nas suas campanhas que exploram a comunicação por e-mail para alcançar o público. Trata-se da melhor maneira de acertar de forma certeira o seu cliente.

Quando você realiza o download de um e-book, automaticamente recebe um e-mail de agradecimento com instruções para acessar o conteúdo, certo? Da mesma forma, um cadastro na newsletter da empresa geralmente vem acompanhado de um e-mail de boas-vindas.

Certamente esses e-mails não são escritos especialmente para você no momento em que você realiza uma ação, não é? São modelos de e-mail marketing que estão preparados para serem disparados nos momentos ideais.

Saber como explorar esses e-mails faz com que a comunicação flua naturalmente – contribuindo para humanizar a sua empresa e engajar o público. O segredo está em entregar exatamente o que é esperado pelo cliente.

Está interessado em elaborar modelos de e-mail marketing certeiros? Então descubra mais sobre o assunto ao longo deste artigo.

Segmentar é uma necessidade na internet

Imagine uma empresa que presta serviço de consultoria contábil através da internet. Para se diferenciar no mercado, essa empresa se especializa em dois grandes grupos de clientes: empresas varejistas e prestadores de serviço.

No momento de enviar um e-mail marketing, não faria sentido enviar dicas sobre controle de estoque para uma empresa prestadora de serviço. Da mesma forma, o gerenciamento de ordens de serviço não é um assunto tão interessante para os varejistas.

É exatamente para evitar essas situações que existem os modelos de e-mail marketing. Você pode facilmente segmentar a comunicação conforme os modelos criados – tornando a comunicação mais certeira nas necessidades de cada cliente.

Se você ainda não segmenta as comunicações, a sua empresa pode estar perdendo muitas possibilidades de negócio. No mundo digital é essencial eliminar barreiras e se aproximar do público.

No momento de segmentar a comunicação, nenhuma ferramenta é tão efetiva quanto o e-mail marketing. Trata-se de uma forma de entregar uma mensagem diretamente para um potencial cliente – gerando as condições ideais para nutrir um bom relacionamento.

A importância dos modelos de e-mail marketing

Uma estratégia de e-mail marketing é importante para conduzir as ações de marketing digital executadas por uma empresa. Depois de conseguir gerar leads, essas comunicações por e-mail ajudam a nutrir bons relacionamentos e conduzir esses usuários ao momento da compra.

Porém, é preciso considerar que um empresário possui diversas outras preocupações no dia a dia de gestão de uma empresa. Seria impossível criar um novo e-mail todas as vezes que é necessário se comunicar com o público.

Os modelos de e-mail marketing se tornam tão benéficos pelas facilidades criadas. Em vez de ter que se preocupar com a produção de e-mails todas as semanas, você pode criar uma base de modelos prontos que necessitam de poucas alterações antes do envio.

Se você possui um modelo de e-mail marketing com promoções, basta fazer alterações dos produtos e valores antes de enviar. Com isso, você ganha tempo e garante a efetividade das ações.

Principais modelos de e-mail marketing

Exitem vários modelos de e-mail marketing que podem ser explorados por uma empresa. Tudo depende dos seus objetivos e das características dos seus clientes – afinal, é importante realizar adaptações conforme as necessidades do público.

Separei os principais modelos de e-mail marketing que você pode considerar criar para compor a sua estratégia digital:

E-mails promocionais

Os e-mail promocionais são aqueles que buscam promover uma oferta. Além das promoções baseadas na redução dos preços de produtos ou serviços, também pode ser enviados e-mails promocionais para divulgar um evento ou um material gratuito.

E-mails transacionais

Os e-mails transacionais são mensagens já esperadas pelo seu público que confirmam uma transação realizada: compra de um produto, cadastro na base de e-mails, recebimento de um material gratuito, troca de senha, atualização sobre a entrega do produto, entre outras.

Newsletter

A newsletter é um modelo de e-mail marketing com teor informativo que tem o objetivo de informar sobre novidades relevantes do seu negócio. Além disso, ele pode ser usado para entregar informações relevantes e levar os usuários ao blog da sua empresa.

Lançamento de produtos ou serviços

Outro dos modelos de e-mail marketing que você pode explorar é para informar sobre o lançamento de novos produtos ou serviços. Principalmente para empresas que trabalham com lançamentos frequentes, essa pode ser uma ótima forma de agilizar a comunicação.

E-mail de boas vindas

O e-mail de boas vindas é enviado após a primeira interação do usuário com a sua empresa – apresentando melhor os serviços prestados e quais são os próximos passos para descobrir mais sobre o seu trabalho.

Apresentação e orçamento 

Para as empresas que trabalham com produtos ou serviços digitais, é importante ter modelos de e-mail marketing especiais para apresentação e orçamento. Dessa forma, você garante que todas as informações essenciais são transmitidas ao potencial cliente – aumentando as chances de fechar um negócio.

Como elaborar modelos de e-mail marketing?

Ficou interessado em elaborar modelos de e-mail marketing para a sua empresa? Com um pouco de dedicação você pode criar modelos fantásticos que serão utilizados inúmeras vezes para gerar engajamento de vários usuários.

Para colocar isso em prática, separei algumas dicas sobre a criação de modelos de e-mail marketing. Confira:

1. Tenha um objetivo definido

O primeiro passo para elaborar um modelo de e-mail marketing é definir um objetivo para a comunicação – de acordo com os modelos que acabamos de ver. É esse objetivo que guiará toda a comunicação.

Um e-mail promocional precisa ter uma linguagem de persuasão que incentive o usuário a realizar uma ação, certo? Por outro lado, uma newsletter tem uma linguagem informativa e procura conduzir o usuário a realizar uma ação de forma mais sutil.

2. Conheça bem o seu público

Para que a sua comunicação seja efetiva é necessário conhecer profundamente o seu público. Quais são seus gostos, desejos, necessidades e objeções? Todas essas características devem ser consideradas para elaborar um e-mail marketing atrativo.

Além disso, essas informações também auxiliam para acertar no tom de voz e escolher os melhores temas para enviar ao cliente. 

3. Planeje o design

Os seus modelos de e-mail marketing precisam ter um design atrativo que tenha coerência com a identidade visual da empresa. Além da elaboração dos textos, você também precisa se preocupar com a disposição de cores, imagens e tamanho da fonte.

Procure criar modelos que sejam agradáveis aos olhos e destaquem as principais informações – indo direto ao ponto. Afinal, os usuários dificilmente estão dispostos a gastar vários minutos lendo um e-mail.

4. Foque no conteúdo de valor

O teor da mensagem é muito importante para criar uma boa percepção nos usuários – principalmente nos e-mails de teor informativo. Garanta que os modelos criados sejam relevantes e impactem positivamente no público.

Além disso, também é essencial criar um assunto irresistível para o seu e-mail. É isso que garante que o leitor realmente abra o e-mail e consuma as informações enviadas.

5. Segmente as comunicações

Você pode fazer a segmentação das comunicações no momento de criar os modelos de e-mail marketing – pensando nos diferentes perfis de clientes que a sua empresa possui.

É possível até mesmo criar diferentes trilhas de e-mail conforme as necessidades demonstradas por cada cliente. Para isso, basta coletar as informações certas no momento de solicitar os dados dos leads gerados.

6. Utilize uma chamada para ação

Não esqueça de inserir uma chamada para ação nos modelos de e-mail marketing para conduzir o usuário ao próximo passo. Essa chamada pode ser para comprar um produto, baixar um material gratuito, entrar no blog da empresa, entre diversas outras.

7. Abuse da criatividade

Uma pessoa recebe inúmeros e-mails todos os dias, não é? Por esse motivo, é essencial que você abuse da criatividade para se diferenciar em meio a tantas outras empresas que disputam a atenção daquele usuário.

Integre o e-mail marketing na sua estratégia de Inbound Marketing

O Inbond Marketing é uma estratégia com foco na atração do público para a criação de bons relacionamentos. Em vez de focar apenas em pessoas que já estão em busca de uma compra, você pode ajudá-las a identificar essa necessidade.

Para colocar isso em prática, várias ferramentas e estratégias digitais podem ser usadas. Entre elas, está a comunicação feita pelo e-mail marketing.

É possível integrar os modelos de e-mail marketing criados com a sua estratégia de Inbound Marketing – aumentado a efetividade nas comunicações feitas e conduzindo o usuário ao longo da jornada do comprador.

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As ações no mundo digital vão levar a sua empresa ao sucesso!

Explorar adequadamente os modelos de e-mail marketing é uma das inúmeras ações que contribuem para alcançar o sucesso no mundo digital. Todas as interações entre a sua empresa e o público exercem uma influência nos resultados que podem ser alcançados.

O que não faltam são ótimas oportunidades que esperam para serem exploradas na internet, basta que você saiba como encontrá-las. Com o auxílio de um profissional com experiência no marketing digital pode ser mais fácil ampliar os seus horizontes e encontrar o caminho para o sucesso.

Sozinho você vai mais rápido, mas juntos podemos chegar mais longe. O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudá-lo a conquistar todos os seus objetivos – aproveitando o que existe de melhor no mundo digital.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.