6 dicas para fazer uma boa pesquisa de persona

A pesquisa de persona é uma etapa fundamental no momento de criar personas que realmente funcionam para a sua empresa. Quanto mais próximas da realidade forem as informações trabalhadas, melhor poderá ser o trabalho executado.

Você certamente já ouviu falar sobre a importância das personas para a sua empresa, não é? No momento de criar conteúdos realmente relevantes para a sua audiência, saber exatamente para quem a comunicação está direcionada é essencial.

Para ajudá-lo a conquistar os melhores resultados no mundo digital, separei 6 dicas para fazer uma boa pesquisa de persona. Acompanhe neste artigo.

Conteúdos genéricos não geram identificação

Você já recebeu um e-mail marketing com um conteúdo genérico que não despertou a sua atenção? Na verdade, é muito provável que você receba esses e-mails diariamente, não é? Isso acontece quando a empresa não sabe quem é o púbico que está recebendo a sua comunicação.

Conteúdos genéricos não geram identificação com o público. Ou seja, é muito provável que um usuário que recebe uma mensagem que não está direcionada para ele simplesmente abandone a leitura e perca o interesse naquela empresa.

Por outro lado, uma empresa que sabe exatamente com quem está dialogando consegue obter resultados incríveis com seus conteúdos – seja na forma de postagens no blog, e-mail marketing, materiais ricos ou ações pagas.

Imagine que você jogue vôlei com os amigos duas vezes por semana apenas pela diversão e esteja em busca de um tênis novo. Para atrair a sua atenção, um e-commerce poderia enviar um e-mail marketing ressaltando a importância de praticar esportes com um calçado confortável e explorando a temática de jogar vôlei entre amigos.

Porém, essa é uma mensagem que não funcionaria para um atleta que joga vôlei profissionalmente ou para uma pessoa que pratica tênis em vez de vôlei, não é? Para ser certeira na comunicação essa empresa precisa fazer uma boa pesquisa de persona para identificar o seu perfil.

A importância das personas em uma estratégia de marketing digital

A pesquisa de persona é muito associada à produção de conteúdos para blog e mídias sociais, mas a verdade é que essa representação fictícia do seu cliente ideal pode ter uma aplicação ainda mais ampla – gerando benefícios em todas ações de marketing e vendas.

Quando você cria uma persona com informações completas e verossímeis todos os profissionais da empresa podem utilizá-la como base no contato com o cliente. Quanto mais informações estiverem disponíveis, mais fácil se torna entregar uma experiência satisfatória.

Veja alguns tópicos que ressaltam a importância das personas em uma estratégia de marketing digital:

  • Conteúdos certeiros. É preciso saber exatamente quais informações o seu público deseja receber para produzir um efeito positivo, certo? Com uma boa pesquisa de persona isso se torna possível.
  • Adequação da linguagem. Mais do que acertar na escolha dos assuntos tratados, também é importante adequar a linguagem usada para criar um vínculo com ainda mais eficiência.
  • Novas ideias para atração do público. Quanto mais informações você possui à disposição, melhor pode trabalhar novas ideias para atrair o público. É dessa forma que você consegue gerar engajamento para a sua academia de ginástica trabalhando conteúdos sobre alimentação, por exemplo.
  • Geração de engajamento. Além de atrair o público, você também precisa buscar por engajamento com suas ações digitais. Conteúdos voltados especificamente para a sua persona contribuem para isso.
  • Seleção dos melhores canais de comunicação. Você sabe quais são os melhores canais de comunicação para entregar uma mensagem ao seu cliente? Uma boa pesquisa de persona permite que você descubra se é mais benéfico investir no Facebook, Instagram ou e-mail marketing.
  • Otimização dos recursos usados em mídia paga. Uma publicação impulsionada tem uma rentabilidade muito maior quando é direcionada especificamente a uma persona – tanto no seu conteúdo quanto na segmentação adotada.
  • Abordagens de vendas mais certeiras. Os vendedores da sua empresa também podem usar as personas como base para fazer abordagens de vendas mais eficientes – conseguindo explorar as principais necessidades e objeções do cliente.

6 dicas para fazer uma boa pesquisa de persona

Mas então, como você pode colocar em prática uma boa pesquisa de persona? É nessa etapa que você pode garantir que as personas criadas pela sua empresa representam fielmente os seus clientes ideais – servindo como guia para todas ações digitais.

Veja algumas dicas que preparei para ajudá-lo a elaborar uma pesquisa de persona eficiente:

1. Avalie todas informações disponíveis

Você pode obter muitas informações sobre o seu cliente apenas analisando todas as informações que você tem acesso neste momento: relatórios de acessos nas páginas do site, origem do tráfego, comportamento do consumidor, produtos mais vendidos, ticket médio, publicações que mais geraram engajamento, entre várias outras.

Com base nas interações do cliente com a sua empresa é possível extrair várias informações que serão usadas na composição da sua persona. Com o cruzamento dessas informações com o restante da pesquisa de persona será mais fácil chegar a boas conclusões.

2. Crie um questionário completo

A principal forma utilizada para uma pesquisa de persona é a coleta de dados do seu cliente. Para colocar essa estratégia em prática, será necessário criar um questionário com as principais informações que devem ser coletadas e entrar em contato com o seu público.

Veja algumas das perguntas que você pode explorar na pesquisa de persona:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu nível de escolaridade?
  • Qual a sua profissão e escolaridade?
  • Qual a sua renda média mensal?
  • Qual o seu estado civil?
  • Tem filhos?
  • Onde você mora?
  • Quais são seus maiores desafios?
  • Quais são seus maiores medos?
  • O que lhe frustra?
  • Qual o seu maior sonho?
  • Qual a visão que a persona tem de si mesma no futuro?
  • Quais são as suas principais fontes de informação?
  • Quais as suas redes sociais favoritas?
  • Quais assuntos mais despertam a sua atenção?
  • Que estilo de conteúdo mais gosta de consumir (artigos, vídeos, podcasts, etc)
  • Quem é sua maior referência? 
  • Com que frequência compra online?
  • O que mais atrai na hora de efetuar uma compra?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Quais benefícios os nossos produtos e serviços oferecem para você?
  • Como você ficou sabendo da nossa empresa?
  • Com que frequência você utiliza os nossos produtos ou serviços?

Além dessas perguntas, é importante direcionar as questões para o produto ou serviço da sua empresa. Uma empresa que trabalha com empréstimos pessoais precisa elaborar várias perguntas sobre os hábitos financeiros do cliente, por exemplo.

3. Identifique padrões para segmentação

Com base nas suas observações sobre o comportamento do público e nos dados coletados você pode começar a fazer segmentações do seu público. Enquanto algumas organizações possuem apenas uma persona, outras podem ter diversos perfis de clientes com interesse nas soluções oferecidas.

4. Não perca tempo com perguntas desnecessárias

Ao fazer uma pesquisa de persona é importante que você não perca tempo com perguntas desnecessárias – que não afetam os hábitos de consumo ou o relacionamento com a sua empresa.

5. Reúna a sua equipe para discutir os resultados

Toda a equipe pode contribuir no processo de pesquisa de persona. Reúnas todos os dados coletados e inicie um debate com os demais membros da equipe para alinhar todos os detalhes e criar personas realmente eficientes.

6. Fique sempre atento a mudanças

Depois de finalizada a pesquisa de persona não deixe de continuar acompanhando mudanças nos comportamentos do consumidor. Dessa forma, você consegue manter as personas sempre atualizadas.

As suas personas estão encaixadas na estratégia de Inbound Marketing?

A criação das personas é apenas a primeira etapa para colocar em prática várias ações no mundo digital, certo? Para alcançar os melhores resultados é importante encaixar as personas na sua estratégia de Inbound Marketing.

Todas essas ações feitas na internet estão interligadas e contribuem para alcançar seus principais objetivos – que incluem desde a atração de tráfego até o fechamento de vendas e fidelização dos consumidores.

A sua empresa já possui uma boa estratégia de Inbound Marketing? Preencha o briefing de Inbound Marketing do Cara do Marketing e descubra como posso ajudá-lo!

Está pronto para conquistar o seu sucesso?

Ao longo deste artigo vimos a importância das personas para gerar resultados efetivos com suas ações no mundo digital, certo? Com as dicas para pesquisa de persona que acabamos de estudar você tem todas as condições de criar representações fictícias do seu cliente ideal.

A partir das personas criadas abre-se um enorme leque de oportunidades a serem exploradas no mundo digital. Com tantas possibilidades, é comum que muitos empresários não saibam com dar prosseguimento às suas estratégias.

Foi justamente pensando nessa dificuldade que foi criado o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Já imaginou contar com o auxílio de um profissional com experiência em marketing digital para desenvolver as ações da sua empresa? Você pode descobrir exatamente as melhores formas de aplicar os recursos de marketing digital do seu negócio.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.